Papo de Mãe
» INCLUSÃO

Mães que transformaram a luta de seus filhos em propósito de vida

No mês das mães, o Inclua Mundo apresenta histórias de mulheres que batalharam para transformar dificuldades e falta de informação em inclusão

Inclua Mundo* Publicado em 20/05/2021, às 16h53

O programa Inclua Mundo vai ao ar no Canal Papo de Mãe
O programa Inclua Mundo vai ao ar no Canal Papo de Mãe

A maternidade é uma realidade de descobertas, mudanças, aprendizado e vivências únicas. Mas o que há em comum entre as mães é o amor que elas sentem pelos filhos. Por acreditarem em uma realidade melhor, cada uma faz aquilo que está ao seu alcance, com o objetivo de possibilitar ao filho que cresça e se desenvolva em uma sociedade melhor, mais acessível e acolhedora.

Veja também:

Nesta edição, o Inclua Mundo traz a história de três mães que aprenderam com as diferenças, e as transformaram em novos caminhos para alcançar reconhecimento, ocupar espaços e possibilitar novas oportunidades para seus filhos. Suely Katz, fundadora da ONG Nosso Sonho, traz a sua perspectiva sobre o diagnóstico de paralisia cerebral; Regina Próspero, Cofundadora do Instituto Vidas Raras, relata sua trajetória em busca do reconhecimento de doenças raras; Selma Meneses Nalini – idealizadora do Projeto Duda Nalini, persiste na batalha por espaços públicos acessíveis para crianças com deficiência.

Assista aqui ao programa completo

Quem as apresenta é também uma mãe, Thaissa Alvarenga, fundadora da ONG Nosso Olhar, que vive a realidade da maternidade diversa, com uma criança com deficiência intelectual e outras duas sem nenhuma deficiência. Mas que a define como maternidade, independentemente das especificidades de cada filho, pois cada um é único.

A descoberta da deficiência trouxe junto a luta para acabar com a cultura de exclusão, com o preconceito e a falta de informação. O olhar para o diferente, as famílias desassistidas, a falta de acesso às terapias e tratamentos, e a vontade de proporcionar uma qualidade de vida melhor para as pessoas com deficiência, motivaram essas mães a fundarem instituições e se dedicarem a causas vividas por seus filhos.

*Inclua Mundo é um programa realizado pela ONG Nossa Olhar, de Thaissa Alvarenga, para o Papo de Mãe

Inclua MundoInclusãoVídeos