Papo de Mãe
» PANDEMIA

Alimentação, os ciclos da natureza e como evitar desperdício

Um convite de Ariela Doctors para pensarmos nos ciclos da natureza para quebrarmos o ciclo monótono que a pandemia tem nos obrigado

Ariela Doctors* Publicado em 24/03/2021, às 00h00

Criança e natureza
Criança e natureza

Estamos todas e todos confinados, ou semiconfinados. Desgastados, num estado emocional e físico fragilizados. Parece que quanto mais tempo passamos nessa situação, mais longe vislumbrarmos um fim. A inércia dos nossos corpos provoca mal estar e pensamentos confusos. A insegurança geral toma conta da nação.

Temos passado horas e horas em frente a telas, trabalhando, vendo notícias, lendo artigos e, às vezes, até fazendo cursos on-line. Mas tudo isso, por tanto tempo e continuamente, cansa o corpo e a mente.

Para sairmos desse ciclo, mesmo sem sairmos de nossas casas, minha proposta é AÇÃO.

Veja também:

Trago aqui um importante tema que podemos usar como gatilho para mudanças em nossas casas nesses tempos de reclusão e que podem ajudar a criar novos hábitos importantes para nós e para o planeta.

Num momento em que o mundo parece desconectado, é preciso refletir sobre o nosso bem estar, sobre a maneira como nos relacionamos com o outro e com o meio ambiente, do ponto de vista social, político, econômico e ambiental. Aos poucos deixamos de cuidar da nossa saúde, das nossas relações pessoais e do meio ambiente.

Que tal prestar mais atenção naquilo que fazemos, que consumimos, que ingerimos e que descartamos?

Que tal passarmos a nutrir melhor nossos corpos, nossas relações e o meio em que vivemos?

A comida pode ser nosso ponto de partida. Porque por meio dela, não só contamos a nossa história, como precisamos nos alimentar para sobreviver. A comida para humanidade sempre foi e é cultura, nunca apenas natureza. Podemos aproveitar o momento e mostrarmos para a nova geração questões culturais que precisamos transformar ligadas ao consumo, a geração de resíduos e ao desperdício.

O desperdício de alimentos é um problema global. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) realizou em 2013 uma pesquisa e concluiu que no mundo são desperdiçados, anualmente, 1,3 bilhão de toneladas de alimentosbons e próprios para consumo.

Reduzir as perdas e o desperdício de alimentos pela metade até 2030 é uma meta dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

As perdas e desperdícios acontecem em várias etapas da cadeia agroalimentar, que vai do plantio até  nossas mesas. Parte considerável dos alimentos é desperdiçada ainda no campo ou durante o escoamento da safra. Quando a comida chega finalmente às famílias, hábitos que podem levar ao desperdício, acabam por agravar o problema. Infelizmente, tais hábitos estão muitas vezes enraizados na cultura de muitos povos. Mas, isso não significa que eles não podem ser mudados. Todos nós temos um papel a desempenhar, como cidadãos conscientes.

Envolver as crianças na discussão desses problemas ajuda não apenas fomentar o consumo sustentável nas novas gerações, mas também é uma forma de fortalecer a cidadania e a responsabilidade coletiva.

Para ajudar na mudança de hábitos, aqui vão algumas sugestões para serem aplicadas no nosso dia a dia

●  Dar preferência a alimentos frescos e procurar usá-los integralmente (cascas, talos, folhas – muitas vezes são comestíveis, procure saber).

●  Fazer uma lista de compras antes de sair, observando o que já tenho na geladeira e no armário/despensa

●  Optar por comprar em feiras livres, instituições ou direto do produtor

●  Comprar frutas e legumes imperfeitos (o sabor será o mesmo e evitamos o desperdício)

●  Plantar temperos em casa (se não tiver muito espaço, use vasinhos nas janelas! As crianças adoram cuidar diariamente).

●  Evite jogar fora as sobras, invente novas receitas com elas

●  Separe o lixo orgânico do reciclável

●  Que tal um minhocário em casa para compostar as sobras? (É um ótimo instrumento para as crianças entenderem o ciclo dos alimentos e de tudo que é vivo no nosso planeta!)

●  Aprenda novas receitas, aventure-se na cozinha, convide as crianças e se entreguem à fantasia deliciosa de criar e compartilhar juntas e juntos! Aqui vai mais uma receita (pensando no não desperdício) para sua coleção!

Crianças cuidando de horta
Crianças gostam de cuidar de hortas caseiras

Receita de Arroz com talos de agrião, salsinha e couve

Ingredientes

●  1 xícara (chá) de arroz-cateto integral

●  1⁄2 de xícara (chá) de arroz selvagem

●  1 cebola picada

●  1 dente de alho picado

●  azeite de oliva à gosto

●  2 xícaras(chá) de talos de agrião, salsinha e couve picados

●  sal a gosto

●  pimenta-do-reino à gosto

Modo de Preparo

●  Coloque o arroz cateto integral e o selvagem para cozinhar em 3 1⁄2 xícaras (chá) de água com uma pitada de sal por 35 minutos.

●  Numa panela média, refogue a cebola e o alho no azeite. Adicione os talos picados, refogue por mais 2 minutos e apague o fogo.

●  Misture o arroz cozido aos talos e tempere com sal e pimenta.

Você pode acessar outras receitas no site Comida e Cultura  e conhecer mais do nosso trabalho no @projetocomidaecultura e no canal de youtube Comida e Cultura

Ariela Doctors

*Ariela Doctors é chef, comunicadora e mãe

Assista ao programa do Papo de Mãe sobre alimentação:

AlimentaçãoAriela DoctorsPandemia