Papo de Mãe
» EDUCAÇÃO

Amorômetro: plataforma mede doação de afeto e solidariedade em escolas brasileiras

A plataforma digital calcula o número de horas dedicadas a projetos de empreendedorismo social e estimula a participação de crianças e jovens no voluntariado

Redação Papo de Mãe Publicado em 20/08/2021, às 13h48

O Amorômetro já contabilizou mais de 5 mil horas em escolas de todo o país - Site Amorômetro
O Amorômetro já contabilizou mais de 5 mil horas em escolas de todo o país - Site Amorômetro

Após o surgimento do Impostômetro e do Vacinômetro, chegou a vez do Amorômetro. O canal digital, lançado pela editora FTD Educação e pela Metodologia OPEE, criada pelo psicoterapeuta e escritor Léo Fraimam, surge para medir o número de horas que estudantes, educadores e escolas de todo o Brasil, durante a pandemia, estão se dedicando para iniciativas voltadas à doação de valores humanos, como afeto, solidariedade e conhecimento.

Veja também

Fazem parte da iniciativa projetos como o “Natal Todo Dia”, desenvolvido pela comunidade da Escola Municipal Evandro Brito da Cunha, em Extrema, em Minas Gerais, para doação de mini panetones e cartões, além de homenagens aos garis e lixeiros da cidade. Outro trabalho participante é  o “Gentileza gera gentileza”, dos estudantes da escola Educallis, de São Luís, no Maranhão, que fizeram doação de brinquedos para entidades e rodas de conversa sobre luto, destinadas às famílias da comunidade escolar que tiveram perdas durante a pandemia.

Desde o início da contagem, em junho de 2021, mais de 5 mil horas já foram contabilizadas em escolas de todo o país. Léo Fraiman encabeça o projeto.

“Em um momento como o que vivemos hoje, com tantas faltas, restrições e dificuldades, nada melhor do que aproveitar o fato de que já estamos comprometidos com a formação de projetos de vida sadios, eficazes e felizes, e com o trabalho voltado às competências socioemocionais, para desenvolver uma ação no Brasil inteiro, em que cada instituição de ensino e todos se unam pela doação. Este é o nosso projeto”, explica Leo Fraiman.
Voluntariado contabilizado pelo Amorômetro
Voluntariado contabilizado pelo Amorômetro

2º Encontro Nacional OPEE

O Amorômetro integra a iniciativa “Ações Transformadoras OPEE – Empreendedorismo Social”. Os principais programas e “afetos” contabilizados na plataforma digital serão divulgados durante o 2º Encontro Nacional OPEE, que ocorrerá, virtualmente, no dia 26 de agosto.

Em todo o Brasil, mais de 1.500 escolas-parceiras da Metodologia OPEE, que busca uma educação com foco nas habilidades socioemocionais, podem inscrever seus projetos, desenvolvidos desde março de 2020, no site https://ftd.com.br/amorometro-opee

Durante o 2º Encontro Nacional OPEE, o psicoterapeuta Leo Fraiman e convidados especiais, como a cineasta Mara Mourão, o fundador da ONG Doutores da Alegria Wellington Nogueira, e o judoca e empreendedor social Flávio Canto irão debater o Empreendedorismo Social e destacar a importância do trabalho com competências socioemocionais e valores humanos e como isso contribui para a formação integral de crianças e jovens, trazendo orientações de como os educadores podem ser agentes transformadores.

“O nosso intuito ao evidenciar esta temática vai além das ações que praticamos, como o voluntariado, as doações materiais e o acolhimento aos vulneráveis. O que visamos é uma mudança de paradigma, que inclua esse tema no currículo escolar”, destaca Silvana Pepe, diretora pedagógica da OPEE e mediadora do evento.

As inscrições gratuitas para o evento digital estão abertas para escolas em geral, que adotem ou não a Metodologia OPEE, e podem ser feitas no link: www.ftd.com.br/encontro-nacional-opee.

2º Encontro Nacional OPEE
2º Encontro Nacional OPEE

Assista ao Papo de Mãe sobre a ONG Make-A-Wish

DiversosEducaçãoAdolescenteCriança