Papo de Mãe
» REDUZ A MORTALIDADE

Saiba tudo sobre a doação de leite humano

No dia mundial de doação de leite humano (19), entenda a importância e o impacto desta ação na saúde pública

Carolina Novaes* Publicado em 19/05/2021, às 11h54

Mãe amamentando filho - Foto reprodução/ Banco de imagens
Mãe amamentando filho - Foto reprodução/ Banco de imagens

19 de maio é comemorado o dia mundial de doação de leite humano. A data é uma forma de conscientizar a todos sobre a importância deste ato e promover as doações. As dúvidas sobre quem pode doar e quais os cuidados necessários sempre estão presentes. Segundo o Ministério da Saúde, toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, e para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. 

De acordo com a explicação da especialista, a produção do leite poder aumentar conforme a demanda. Com o leite materno, a criança se desenvolve com mais saúde, tem mais chances de recuperação de diferentes doenças e fica protegida de infecções, diarreias e alergias, ainda segundo o Ministério da Saúde.

Veja também:

Para a Dra Jane Szmid, pediatra e neonatologista, "o leite é tão importante que ele impacta na mortalidade e na saúde pública, no número de crianças prematuras que conseguem sobreviver e na redução de patologias”, afirma.

Com a pandemia de COVID-19 as doações diminuíram, e por isso é importante ressaltar que os bancos de leite são responsáveis pela análise e pasteurização, que inativa o coronavírus antes da doação ser ofertada. 

“Esse é um ato de amor que deve ser feito por qualquer gestante, principalmente se ela tiver quantidade a mais, quanto mais doar, mais produz. Então não tenham medo de doar e procurem o banco de leite mais próximo” finaliza a pediatra e neonatologista. 

Para encontrar o banco mais próximo de você, é só acessar o site do Ministério Saúde. Não existe custo para a realização da doação, pois os  bancos fornecem os frascos e em algumas regiões do país é possível até realizar a coleta domiciliar, sem a necessidade do deslocamento da doadora. 

*Carolina Novaes é repórter do Papo de Mãe.

Assista ao programa com a Dra. Jane Szmid:

Amamentação / AlimentaçãoBebêPós-parto