Papo de Mãe
» SAÚDE DA MULHER

Anel vaginal: saiba o que é e como usar

A ginecologista e obstetra Ligia Santos explica tudo sobre o uso do anel vaginal

Fernanda Fernandes* Publicado em 11/11/2021, às 06h00

Dra.Ligia Santos, colunista do Papo de Mãe
Dra.Ligia Santos, colunista do Papo de Mãe

Você já ouviu falar sobre o anel vaginal? Assim como a pílula anticoncepcional e o DIU, ele também é um método contraceptivo que está à disposição das mulheres. Hoje, infelizmente ainda não está disponível pelo SUS, mas pode ser adquirido pela internet e em farmácias.

A ginecologista e obstetra Ligia Santos explica que é um método contraceptivo muito eficaz, prático, fácil de usar e seguro.

Em vídeo ela mostra como ele deve ser aplicado, seu funcionamento, além dos cuidados que devem ser tomados ao utilizar. 

Assista ao vídeo da Dra.Ligia Santos sobre anel vaginal

O anel vaginal é um método hormonal que possui duração de um mês, e segundo a médica, é recomendado para pessoas que buscam maior praticidade. 

Ele é flexível e pequeno, e em seu silicone existem hormônios que vão ser liberados com o passar do tempo. "O anel fica dentro da vagina, então nem você nem seu parceiro vão sentir, mesmo durante o ato sexual. Ele dura 3 semanas, e nessas 3 semanas, vai ocorrer uma liberação lenta de hormônios que vão atuar da mesma forma que um anticoncepcional comum", explica a ginecologista.

Ao falar sobre como utilizar o anel, Ligia reforça a importância do autoconhecimento, mostrando que as mulheres devem se tocar e conhecer o seu próprio corpo. 

Veja também:

Esse contraceptivo não é indicado para mulheres que têm histórico de trombose e  câncer de endométrio, nem por mulheres com enxaqueca e ou que possuem suspeita de tumor mamário. 

Assim como qualquer outro método contraceptivo, o anel vaginal precisa ser acompanhado pelo ginecologista, pois ele tem benefícios e prejuízos.

É muito importante ter a avaliação de um médico, para ele poder verificar até que ponto vale a pena utilizar o método, e eventualmente trocar se for necessário. 

*Fernanda Fernandes é repórter do Papo de Mãe

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

ColunistasDra.Ligia Santos