Papo de Mãe

Como ajudar seu filho a perder peso

Roberta Manreza Publicado em 06/04/2015, às 00h00 - Atualizado às 19h28

Imagem Como ajudar seu filho a perder peso
6 de abril de 2015


Saiba como falar de peso com as crianças sem acabar com a autoestima delas

Por Fernanda Carpegiani Revista Crescer

Seu filho está precisando perder peso e você não sabe como ajudá-lo? Comece a entrar em forma junto com ele! Você já deve ter cansado de ouvir que os pais são os principais modelos dos filhos. Essa máxima também vale quando o assunto é alimentação. “A família tem que estar ao lado da criança para oferecer apoio e caminhar junto com ela. Alguns pais questionam por que vão mudar a sua alimentação e a dos outros filhos quando só um deles está obeso. Mas, se família toda come mal, todos precisam mudar, mesmo que não tenham problema de peso”, explica Claudia Lobo, nutricionista e autora do livro Comida de Criança (MG Editores).

Se o seu filho está com alguns quilinhos a mais, você vai precisar mudar os hábitos e a rotina da família toda, além de conversar com ele sobre o assunto – o que nem sempre é tão simples assim. Um estudo norte-americano mostrou que, para alguns pais, é mais difícil falar de obesidade e sobrepeso do que sobre álcool e drogas com os filhos. “Não é uma tarefa fácil, mas só com o apoio e o incentivo dos pais é que as crianças conseguem melhorar sua saúde”, diz Claudia Lobo. Para facilitar a sua vida, reunimos 8 dicas de como lidar com essa situação na sua casa:

Assuma a responsabilidade: “É comum receber no consultório pais que falam que a criança não coopera, não come o que eles compram e não querem fazer dieta. Ou seja, eles transferem para o filho uma responsabilidade que é deles, de fazer escolhas saudáveis e ter uma alimentação mais regrada”, afirma Claudia. É por isso que vocês precisam estar juntos nessa empreitada.

Aposte na autoestima do seu filho: crianças que estão acima do peso têm mais problemas sociais e sofrem mais bullying, de acordo com estudos. Aproveite para falar das coisas positivas, como o sorriso lindo que ele tem.

Comece com pequenos ajustes: A infância não é idade para se fazer regime, segundo os especialistas. Como as crianças estão em fase de crescimento e desenvolvimento, não podem deixar de receber os nutrientes e calorias necessários. A ideia, então, é reorganizar a alimentaçã. Ou seja, regular os horários, estipular dias específicos para comer as chamadas “bobagens” (por exemplo, doces e refrigerantes só aos finais de semana, ou duas vezes por semana) e diminuir a quantidade de alimento ingerida.

Aprecie a comida: Um estudo mostrou que, quando os pais comem vegetais e sorriem, as crianças ficam mais estimuladas a comê-los também. Quando estiverem almoçando juntos, por exemplo, elogie os alimentos saudáveis e faça cara de quem está gostando muito. Vale até dizer: “hummmm!”

Fale sobre o que ele vai comer a mais: Em vez de dizer que seu filho não vai poder comer isso e aquilo, mostre a enorme quantidade de alimentos novos (e saudáveis) que estarão à disposição dele. Mostre que ele vai comer tudo o que comia antes, mas de um outro jeito, em horários e dias diferentes. Inclua legumes, frutas e verduras que até então ele não conhecia e comece um trabalho para deixar esses alimentos em evidência, colocando os outros, menos saudáveis, em segundo plano.

Nunca fale que ele está gordinho: A criança sabe quando está acima do peso, principalmente se já vai à escola, porque percebe que é diferente dos colegas e pode até já ter ouvido alguma piadinha sobre seus quilos a mais. Em casa, puxe a conversa para o lado positivo e diga que vocês estão fazendo mudanças para cuidar da saúde, ter mais energia.

Proponha atividades físicas divertidas: Nada de obrigar seu filho a fazer um exercício só porque ele precisa perder peso. Opte por atividades mais lúdicas e que você possa fazer junto com ele. “O ideal é que a criança se movimente 30 minutos por dia, e pode ser brincando, jogando bola, correndo, pulando corda, subindo e descendo escada, dançando na frente da televisão. Tem que ser algo de que a criança goste e, de preferência, que os pais estejam presentes, nem que seja ao lado, incentivando a atividade”, conta Claudia Lobo.

Não proíba os doces e salgadinhos: Se ele vai à uma festa de criança, por exemplo, dê algo saudável para ele comer antes de saírem, sem falar nada sobre a restrição. Com o estômago cheio, ele vai ter menos apetite. Você também pode oferecer alternativas menos gordurosas, como os salgados assados no lugar dos fritos.




DicasHomeCriançaSaúde