Papo de Mãe
» SAÚDE

Como conversar com as meninas sobre a primeira menstruação?

Neste programa do Papo de Mãe, especialistas esclarecem dúvidas frequentes sobre a primeira menstruação

Fernanda Fernandes* Publicado em 24/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h12

A primeira mestruação é um momento importante para todas as meninas
A primeira mestruação é um momento importante para todas as meninas

A primeira menstruação das meninas, também conhecida como menarca, costuma acontecer entre os 10 e os 14 anos de idade. Porém, tem meninas que menstruam aos 8 anos, considerada uma idade precoce, e também pode acontecer de a menarca vir só aos 16.

Neste programa do Papo de Mãe, Mariana Kotscho e Roberta Manzera conversam com a ginecologista e obstetra Carolina Ambrogini e com a Marta Vilas Boas, mãe da Ana Cecília, de 12 anos.

Os pais e as adolescentes têm muitos questionamentos sobre esse novo período, o que é comum. Nessa conversa, muitas dúvidas sobre como conversar com as meninas sobre a primeira menstruação, quando ir ao ginecologista, fluxo, cólicas e absorventes, são esclarecidas. 

Assista ao programa Papo de Mãe: Como conversar com as meninas sobre a primeira menstruação?

Veja também:

Ao longo da entrevista,Marta Vilas Boas relata como foi sua experiência com sua filha Ana Cecília, explicando como tudo ocorreu, e citando que se emocionou com a situação, "meu bebê ta crescendo" comenta. Além de falar sobre a relação das duas e a importância do diálogo nesse momento importante da adolescência. 

A ginecologista, Carolina Ambrogini, afirma que a menstruação deve ser tratada com naturalidade, não sendo preciso ter vergonha em falar sobre o assunto. Ela também esclarece muitas dúvidas frequentes, como: o absorvente interno tira a virgindade? A idade que a mãe mestruou influencia a menstruação da filha? Qual a época ideal para ir ao ginegologista? As meninas apresentam algum sinal antes de mestruar?

Por fim, a reportagem também comenta sobre se a menarca precoce pode afetar o crescimento, com a endocrinologista, Ana Luisa Vilela.

* Fernanda Fernandes é repórter no Papo de Mãe


ComportamentoSaúdeVídeos