Papo de Mãe
» MATERNIDADE

Aquela que não é mãe: e quando a mulher não escolhe a maternidade?

Entrevista com a autora do livro "Aquela que não é mãe", Jaqueline Vargas. Sobre mulheres que não têm filhos, a escolha pela não maternidade

Mariana Kotscho* Publicado em 29/06/2021, às 16h12

A escritora Jaqueline Vargas, autora do livro "Aquela que não é mãe"
A escritora Jaqueline Vargas, autora do livro "Aquela que não é mãe"

Ser mãe deve ser uma escolha e não uma obrigação, certo? Mas a verdade é que muitas mulheres sem filhos, por diferentes motivos, ainda acabam sendo muito julgadas. A escritora Jaqueline Vargas lançou seu primeiro livro de poesias, inspirada na própria história e em textos que já vinha escrevendo sobre o tema e acaba de lançar "Aquela que não é mãe", pela Buzz Editora. 

Capa de Aquela que não é mãe
O ser ou não ser mãe, por Jaqueline Vargas.

Reflexões sobre ter ou não vontade de engravidar e ter filhos. No caso dela, num primeiro momento veio a impossibilidade de engravidar e, depois, o questionamento: "Mas será que eu queria mesmo?".

Há mulheres que tentam engravidar e não conseguem, e daí vem a sugestão dos "palpiteiros de plantão": "Mas por que não adota"? Jaqueline ouviu esta pergunta algumas vezes e diz que, para ela, a adoção tem que acontecer pensando primeiro na criança e não na mãe.

"Eu passei pela fase do 'vou ou não adotar' e fiz um exame de consciência. Tem um poema no livro que fala sobre isso. Se você vai adotar para satisfazer desejo seu, mas sem pensar na criança, precisa se perguntar; 'eu vou conseguir fazer isso'? A criança que vem para a adoção merece que você esteja ali inteira".

Veja também

Jaqueline Vargas fala das cobranças, dos julgamentos, e de como a mulher que não tem filhos ainda parece ter que "se explicar" sobre a opção de não tê-los: "Se eu tivesse filhos não seria nem melhor nem pior, seria diferente".

No livro a autora fala muito sobre a relação com a própria mãe e discorre sobre a maternidade, o ser ou não ser mãe.

Assista entrevista completa com Jaqueline Vargas para o Papo de Mãe

EntrevistasVídeos