Papo de Mãe
» PANDEMIA

Como lavar as máscaras de pano corretamente? Otorrinolaringologista dá passo a passo

Higiene correta das máscaras de pano é essencial para evitar o contágio pelo novo coronavírus

Redação Papo de Mãe Publicado em 27/07/2021, às 14h44

Além de ser higienizada corretamente, a máscara deve ser trocada a cada duas horas - MF Press Global
Além de ser higienizada corretamente, a máscara deve ser trocada a cada duas horas - MF Press Global

A pandemia não chegou ao fim. Muitas pessoas têm a falsa ideia de que, com o avanço da imunização com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, já é possível voltar à “vida normal” e aposentar as máscaras.

Porém, infectologistas afirmam que, enquanto a maioria da população ainda não estiver completamente imunizada – com as duas doses da vacina – o novo coronavírus não nos dará descanso.

Veja também:

Além disso, após um ano e meio de pandemia, muitos ainda têm dúvidas sobre a maneira correta de higienizar as máscaras de pano. Foi pensando nisso que o médico otorrinolaringologista Edson Freitas deu dicas para aqueles que ainda têm perguntas sobre a forma correta de lavar o equipamento, tão importante para a prevenção do coronavírus.

Passo a passo de como higienizar máscaras de pano

  1. Previamente, lave a máscara com água corrente e sabão neutro
  2. Durante 20 a 30 minutos, deixe a máscara de molho em uma mistura de água com água sanitária. Para um litro de água, a mistura deve conter duas colheres de sopa de água sanitária
  3. Enxágue bem, de novo com água corrente
  4. Deixe secar, mas sem torcer para não danificar a máscara
  5. Quando estiver seca, passe o ferro quente
  6. Guarde a máscara em um recipiente fechado, como um saco limpo, para utilizá-la novamente

O médico também lembra que, além de lavar a máscara de forma correta, o manuseio também é extremamente importante para diminuir o risco de contágio pelo novo coronavírus. “Também é essencial que a máscara não seja compartilhada e que seja trocada a cada duas horas”, finaliza o otorrinolaringologista.

Confira a pediatra Rafaella Gatto, do Saúde4kids, explicando sobre o aumento de casos da Covid-19 em crianças e pré-adolescentes:

DicasPandemiaSaúde