Papo de Mãe
» SAÚDE INFANTIL

As crianças e o colesterol alto

Saiba como o colesterol alto pode comprometer a saúde cardiovascular na infância

Edmo Atique Gabriel* Publicado em 03/01/2022, às 07h00

As principais fontes de colesterol são as carnes vermelhas, frituras em geral, cremes, leite integral e queijos
As principais fontes de colesterol são as carnes vermelhas, frituras em geral, cremes, leite integral e queijos

Dislipidemia significa alteração da concentração de colesterol e triglicérides no sangue. O colesterol pode estar sob a forma de molécula total ou sob a forma de frações - sendo o LDL a fração considerada maléfica e o HDL, a fração benéfica. Em outras palavras, elevados valores de LDL e baixos valores de HDL denotam alto risco cardiovascular.

Os triglicérides representam moléculas constituídas de ácidos graxos e glicerol - os ácidos graxos são lipídeos ou gorduras e o glicerol é um tipo de álcool.

O colesterol e os triglicérides são importantíssimos na constituição de muitos órgãos e tecidos orgânicos, participam da produção de energia e auxiliam no metabolismo de outras substâncias.

Sugestão: Assista ao Papo de Mãe sobre diabetes infantil

Níveis elevados de colesterol total podem comprometer a saúde cardiovascular das crianças, predispondo ao entupimento das artérias, trombose, infartos, embolias etc. Indivíduos que apresentam infarto do miocárdio ou derrame cerebral na fase adulta podem ter sido crianças com alterações sérias dos níveis de colesterol e necessitam de acompanhamento cardiológico e nutrológicos rigoroso. As principais fontes de colesterol são as carnes vermelhas, carne de porco, frituras em geral, cremes, leite integral e queijos.

Os triglicérides são produtos de alimentos ricos em açúcares como pães, massas, bolachas e doces. Também podem ser resultantes do consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Para eliminar taxas elevadas de colesterol e triglicérides, deve-se tomar grande quantidade de líquidos, ingerir alimentos ricos em fibras frutas e verduras e aumentar a taxa metabólica por meio de exercícios físicos regulares.

Veja também:

Os exames bioquímicos de colesterol e triglicérides devem ser feitos pelo menos anualmente, em crianças muitos fatores familiares de risco.

Existem medidas naturais e farmacológicas para tratamento das dislipidemias. Caberá ao cardiologista determinar a necessidade de utilizar desde o início algum medicamento, uma vez que, em alguns casos, a simples mudança de hábitos poderá ser suficiente. Atualmente, a integração dos conhecimentos nutrológicos tem agregado bastante valor ao tratamento das dislipidemias.

*Dr. Edmo Atique Gabriel é cardiologista

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

AlimentaçãoEdmo Atique GabrielCriançaSaúde