Papo de Mãe
» SAÚDE E BEM ESTAR

Setembro Vermelho: você sabe a importância de fazer check-up do coração?

Com a pandemia, o check-up cardiovascular se tornou ainda mais imprescindível. Especialista fala sobre o Setembro Vermelho

Redação Papo de Mãe Publicado em 02/09/2021, às 18h39

No dia 29 de setembro é lembrado o Dia Mundial do Coração
No dia 29 de setembro é lembrado o Dia Mundial do Coração

O mês de setembro é conhecido por englobar uma série de campanhas em prol da saúde, e uma delas é o Setembro Vermelho, já que dia 29 é considerado o Dia Mundial do Coração. Ainda mais neste momento de pandemia da Covid-19, que engloba doenças cardíacas no grupo de risco, ou seja, pessoas com problemas na saúde cardiovascular apresentam complicações maiores quando infectadas pelo vírus, falar sobre a prevenção se tornou ainda mais importante.

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte entre os brasileiros. Dados apontam que cerca de 300 mil indivíduos sofrem anualmente de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), levando a óbito 30% destes casos.

Além disso, um estudo promovido pela International Atomic Energy Agency (IAEA, em português Agência Internacional de Energia Atômica) sobre o impacto da Covid-19 no diagnóstico de doenças cardíacas, aponta para uma estimativa de que mais de 700 mil exames de diagnóstico por imagem para detecção de doenças cardiovasculares deixaram de ser realizados em todo o mundo entre março e abril de 2020, uma redução de 42% em relação ao mesmo período no ano anterior.

Segundo a cardiologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Dra. Sueli Vieiras, a pandemia de fato elevou os riscos à saúde geral da população em diversos âmbitos, entre eles pela falta de acompanhamento aos tratamentos para inúmeras doenças, especialmente as doenças cardíacas.

Veja também:

“Não sabemos o curso que a pandemia terá no futuro, mas cuidar da saúde do coração neste momento é mais importante do que nunca. A falta de acompanhamento médico  somada aos riscos de sequela da Covid àqueles que contraíram a infecção e ao aumento do sedentarismo, resulta em um cenário diferente, que nunca vivenciamos antes. Por isso, a atenção agora é maior”, alerta a Dra. Sueli.

Não é por menos que o check-up cardiovascular é uma recomendação primordial para pessoas com histórico familiar de doenças cardíacas. Além destas, homens com mais de 45 anos ou mulheres após início da menopausa, pessoas com quadro de diabetes, obesidade, colesterol e triglicérides altos, e fumantes devem manter a rotina de exames em dia.

Conforme aponta Dra. Sueli Vieiras, alguns sinais físicos podem apontar o comprometimento das funções cardíacas, sendo eles: falta de ar, fraqueza, tontura, pernas inchadas, dor no peito e pontas dos dedos azuladas.

Confira a seguir quais são os exames que fazem parte do check-up

  • Eletrocardiograma – verifica alterações no funcionamento do coração, identificando problemas como arritmias ou princípio de infarto.
  • Ecocardiograma – ultrassom que ajuda a diagnosticar patologias como sopros cardíacos, pericardites, endocardite infecciosa, cardiopatias congênitas e doenças valvulares, entre outras.
  • Exames de sangue – para acompanhamento das taxas de glicemia, colesterol, triglicérides, troponina, creatinina, sódio, potássio, ureia, CPK e CK-MB.
  • Teste de esteira – avalia como o coração responde ao esforço físico.
  • Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) – fornece dados precisos com o monitoramento da pressão arterial por 24 horas.
  • Holter – checa alterações no rítmo cardíaco por meio de eletrodos, durante 24 horas.
O importante é não deixar de fazer os exames de rotina. Os problemas cardiovasculares têm muito mais chances de cura com o diagnóstico precoce”. (Dra.Sueli Vieiras)

Acompanhe o Papo de Mãe no Youtube e se inscreva no canal:

Também nos siga nas demais redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial

Twitter: @papodemae 

Facebook / TikTok: @papodemaeoficial

NotíciasSaúdedestaquenoticia