Papo de Mãe
» PARTO

É possível ter parto normal depois de cesárea?

A médica Ligia Santos tira as dúvidas sobre a possibilidade ou não de a mulher ter um parto normal depois de já ter passado por uma cesárea

Mariana Kotscho* Publicado em 30/07/2021, às 07h00 - Atualizado às 08h00

Dra.Ligia Santos, colunista do Papo de Mãe
Dra.Ligia Santos, colunista do Papo de Mãe

Há mulheres que querem muito ter parto normal depois de ter tido uma cesárea, mas muitas têm medo, não sabem se podem ou não, se correm riscos ou não. A Dr.a Ligia Santos explica que após uma cesárea é possível sim tentar um parto normal, principalmente se a cirurgia tiver acontecido há mais de dois anos.

Se a mulher já tiver feito duas cesáreas ou mais, nem sempre o parto normal é indicado porque o útero, que é bem pequeno, é composto por diversas camadas de músculo e quando é feita a cesariana, no processo de cicatrização, se forma um tecido diferente e quanto mais cicatrizes, maior o risco de rompimento do útero no trabalho de parto.

Veja também

A médica explica que é possível que a mulher que não teve parto normal antes entre em trabalho de parto, mas se ela já tiver tido muitas cesáreas, o parto normal é arriscado. "Porém, com apenas uma cesárea anterior, é sim possível, o médico vai avaliando", explica a Dra.Ligia. Também é possível fazer uma indução do parto se já estiver passando do tempo e esta indução pode ser feita com uma sonda, de forma mecânica. Mas se a mulher não tiver nenhuma dilatação, daí terá que fazer outra cesariana.

A questão da dor na hora do parto normal não terá relação com o fato de a mulher ter tido uma cesárea anterior ou não. "Vale a pena a tentativa", incentiva a ginecologista Ligia Santos.

O parto normal após uma única cesariana só é contra-indicado se a mulher tiver tido um corte longitudinal anteriormente.

"Eu quero reforçar a importância do parto normal, o quanto ele é benéfico pra mãe e pro bebê. Se você tem chance, pelo menos tenta, se permita entrar no parto normal", finaliza a Dra.Ligia. E completa: "Tem muita chance de dar certo".

O parto normal tem a vantagem de fazer com que você e seu bebê tenham recuperações mais tranquilas e menor chance de intercorrências". (L.S.)

Assista ao vídeo da Dra.Ligia Santos sobre partos

*Mariana Kotscho é jornalista

ColunistasDra.Ligia Santos