Papo de Mãe

Enxoval de bebê sustentável: Como preparar

Dicas para que o enxoval do bebê seja sustentável.

Roberta Manreza Publicado em 14/12/2020, às 00h00 - Atualizado em 15/12/2020, às 08h18

Imagem Enxoval de bebê sustentável: Como preparar
14 de dezembro de 2020


Começo de vida saudável e seguro para o bebê e para o meio ambiente.

A preocupação com o meio ambiente e com o consumo racional está cada vez mais presente na rotina de empresas e da sociedade. No universo do enxoval não é diferente e cada vez mais marcas e produtos têm surgido com essa proposta inovadora.

Lory Buffara, fundadora da consultoria de enxoval Mommy’s Concierge, explica que por mais que pareça óbvio que um produto ecológico é uma ótima escolha para o bebê por diversos motivos, muitas pessoas ainda não sabem o que é mais indicado e quais são os melhores itens para o herdeiro. “É por isso que criamos o enxoval 100% eco-friendly”, destaca.

Lory Buffara seleciona empresas diferenciadas que oferecem produtos naturais, sem componentes químicos nocivos e que contribuem com meio ambiente. “Priorizamos os produtos isentos de qualquer “substância” que possa ser nociva. O bebê é delicado e merece esse cuidado, assim como o meio ambiente!”

Os materiais que compõem esse enxoval são:

  • 100% reciclado
  • Borracha natural
  • Bambu
  • Tecidos orgânicos
  • Fralda reutilizável
  • Produtos orgânicos de higiene

E para as mamães que têm medo de encontrar apenas itens monocromáticos e neutros, Lory reforça que não há monotonia: “o enxoval pode ser colorido, estampado e divertido sem prejudicar o ambiente.”

A consultora preparou algumas dicas para que o enxoval do bebê seja sustentável:

Consumo

Lory explica que a grande característica de um enxoval sustentável é a compra de itens em pouca quantidade, porém, de boa qualidade, e isso se aplica muito ao minimalismo. “Poderíamos dizer sim que o enxoval sustentável é um enxoval minimalista. Quando optamos por itens de melhor qualidade que vão durar mais tempo. Sendo assim, você pode lavar mais e até passar de um filho para o outro”,  detalha Lory Buffara.

Dentro do enxoval sustentável, comprar itens que você não vai utilizar está totalmente fora de cogitação.

Aluguel de artigos do enxoval

Quando falamos do sustentável, pensamos muito em itens que podem ser usados várias vezes. Uma boa opção se a mamãe quiser algo de boa qualidade é alugar itens que são mais caros e que você vai usar por curto período. Entre esses itens estão a bomba de tirar leite, cadeira de balanço, pula-pula para bebê, brinquedos educativos conforme idade, entre outros…

Roupas

Com relação as roupinhas de um enxoval sustentável, o ideal é que elas sejam de tecidos 100% naturais. Ou seja, tecidos que não foram modificados/ou misturados. “Entre esses tecidos encontramos muito o 100% algodão, algodão orgânico, algodão pima, algodão egípcio, fibra de bambu, cashmere, lã merino, entre outros”, finaliza.

As roupas desses tecidos mencionados geralmente duram muito mais tempo, não ficam com bolinhas e é possível até reaproveitar de um filho para o outro.

Decoração

A decoração do quartinho pode ser sustentável? Sim pode!

Opte por tecidos naturais e orgânicos, e produtos que você vai utilizar por mais tempo, por exemplo, um quarto com aspecto de bebê, precisará ser refeito quando a criança tiver 1 a 2 anos. Para um quarto sustentável escolha um projeto mais contemporâneo e moderno. No começo com mais características do bebê, pois tem o berço, o trocador… mas, o bacana é escolher um “berço que cresce com bebê”, ou seja, você tira uma parte dele, e o transforma em uma mini cama, tira outra parte e ele vira uma cama maior.

A ideia é favorecer o consumo responsável com o acesso a produtos que são úteis priorizando o natural.

Por Lory Bufara, idealizadora da Mommys Concierge.

https://mommysconcierge.com/

@mommysconcierge

Lory Bufara, idealizadora da Mommys Concierge, gravou um vídeo especialmente para o Papo de Mãe explicando tudo sobre enxoval sustentável. Assista

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

UPDATE COMUNICAÇÃO

Michelly Souza – [email protected]

11 98224-2290




AdoçãoCuidadoresDesenvolvimentoDestaquesDicasDiversosBebêHome0 a 2 anosGravidezO PartoPré-natalPós-partoSaúde