Papo de Mãe

A força dos personagens infantis

“A fantasia é uma forma de você ajudar a criança a organizar seus afetos e as percepções de si mesmo e do mundo”, Jean Piaget

Roberta Manreza Publicado em 19/01/2018, às 00h00

Imagem A força dos personagens infantis
19 de janeiro de 2018


*Por Marici Ferreira, presidente da ABRAL

“A fantasia é uma forma de você ajudar a criança a organizar seus afetos e as percepções de si mesmo e do mundo”, Jean Piaget

O cérebro infantil fantasia antes de ter raciocínio lógico. Um dos estágios da organização cerebral é coordenado pelo processo natural de fantasiar. Essa é a afirmação de Jean Piaget,  biólogopsicólogo e epistemólogosuíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX e autor da frase que escolhi para abrir esse artigo.

É com a convicção de que os personagens e fábulas são capazes de transferir valores, fortalecer comportamentos positivos, reforçar a autoestima e identificação que me senti chamada a escrever sobre esse encantamento dos personagens e seu lado positivo na formação infantil.

Tanto é verdade, que, atualmente, reforçamos a importância da representatividade, da identificação das crianças com brinquedos, personagens e histórias.

Dia desses, minha neta mais velha fez personagens imaginários com tubos de papel. A partir deles, criou histórias, recriou situações e a diversão foi longe. Esse processo de brincar livre é superimportante. E por aqui incentivamos muito!

“Vó, sabia que as bananas não têm semente? Elas nascem de uma raiz que fica embaixo da terra”. Foi a Luna que me ensinou Vó. Ela também me ensinou que o sol é maior que a lua. Você sabia?!”. Emendou confiante em sua sabedoria.

Anna também tem heroínas e heróis particulares vindos dos livros. Os irmãos Estela e Marcos, da série de Marie Louise Gay são grandes companheiros. Ela adora!

Esses são alguns momentos da minha vida. São recortes muito particulares.

Sou ainda mais grata por projetos que convidam os personagens a agir magicamente no que são melhores: a arte de transformar e fortalecer crianças. O Graac e os personagens carequinhas fazem essa mágica de um jeito lindo. Uma iniciativa importante para oferecer alegria e diversão a crianças com câncer.

E toda ação é igualmente importante. É tão grandioso ver que cada ação, cada gesto e palavra está ali para manter a magia viva. Simplesmente para transmitir amor, alegria, coragem.

Isso tudo é sobre ser criança. Mas é também sobre voltar a ser criança. Melhor mesmo, é que seja sobre nunca deixar de ser criança. Isso sim.

É disso que se tratam os personagens. Oportunidades únicas de somar amor, alegria e coragem. Simplesmente.

* Marici Ferreira é presidente da ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento e diretora de redação das revistas Zero à Três e Espaço Brinquedo, especializadas no segmento infantil. Constituída em 10 de setembro de 1998, a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral) é uma entidade sem fins lucrativos que reúne todas as plataformas do negócio no Brasil: licenciadores, agentes, licenciados, fabricantes, distribuidores, varejistas, entre outros segmentos envolvidos direta ou indiretamente com o mercado de licenciamento de marcas, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada.

Papo de Mãe recomenda: 




ColunistasDesenvolvimentoEducaçãoHome0 a 2 anos3 a 8 anos9 a 12 anos