Papo de Mãe
» ALIMENTAÇÃO

Fruta da estação, morango é uma opção saborosa e saúdavel para toda a família

Nutricionista comenta benefícios do morango, que pode ser uma aliada na alimentação de crianças e adultos. ''Fortalece o sistema imunológico'', afirma

Redação Papo de Mãe* Publicado em 11/07/2021, às 06h00

O morango é rico em vitamina C e desempenha um papel fundamental no suporte da imunidade
O morango é rico em vitamina C e desempenha um papel fundamental no suporte da imunidade

Estamos no inverno, estação conhecida por ter baixas temperaturas nas regiões do sul e sudeste do país. Além disso, estamos também na época do morango. Considerada "fruta da estação", assim como a uva, o caju, caqui, entre outros, o morango é uma fruta cítrica que combina com diversos alimentos.

Queridinho de alguns e odiado por outros, o sabor do morango pode ser reconhecido de longe. Embora seja uma combinação perfeita para os amantes de chocolate, a fruta deve ser introduzida de outras maneiras na vida dos pequenos. Segundo a nutricionista Adriana Stavro, a fruta é extremamente rica em vitamina C, potássio, magnésio, folato, entre outros compostos bioativos super importantes para manter a saúde em dia.

Para quem ter prolemas com imunidade, o morango é um grande aliado e deve ser introduzido na alimentação na totalidade, e não somente na hora dos doces. Por ser rico em vitamina C, o morango acaba desempenhando um papel significativo para o sistema imunológico.

A fruta pode ser consumida fresca ou congelada, mas na opinião da especialista o ideal é consumir uma porção três vezes por semana. "Inclua no iogurte com aveia, smoothies, saladas, lanches com amêndoas ou nozes", sugere.

Morango é uma ótima opção de fruta para as crianças

Veja também:

Benefícios do morango

Assim como as demais frutas, o morango pode ser introduzido na vida dos pequenos a partir dos seis meses de vida – período em que se inicia a introdução alimentar. Não há restrição para o alimento, exceto quando existe alergia. Os sintomas de uma possível alergia à fruta são físicos, normalmente, sendo eles: inchaço, dificuldade de respirar, comichão na zona da boca, vermelhidão, entre outros.

A nutricionista Adriana Stavro afirma que além de ser ótimo para aumentar a imunidade, o morando tem outras funções. Confira a seguir as principais:

Bom para o coração

Os morangos são fontes de antioxidantes saudáveis para o coração, como ácido elágico, flavonoides, antocianina, catequina e quercetina. Estudos mostram que esses compostos fenólicos diminuem o risco de doenças cardiovasculares.

Melhora a função cerebral

Adriana Stavro afirma que comer morango todos os dias melhora o humor. Sim, a fruta ajuda na liberação dos neurotransmissores serotonina. "Além disso, o folato presente nos morangos melhora os níveis de memória e concentração", explica a nutricionista.

Ajuda a combater a inflamação

A ingestão regular de morangos pode reduzir o risco de inflamação crônica, de acordo com uma revisão de estudos publicados em 2016 no jornal Agricultural and Food Chemistry. Segundo a sugestão da nutricionista, para aumentar tal benefício é legal combinar o morango com outros alimentos anti-inflamatórios como: grãos integrais, folhas verdes, abacate, nozes e amêndoas.

Cuida da pele

"O ácido salicílico e o ácido elágico presentes nos morangos, ajudam a reduzir a hiperpigmentação, prevenir a acne e remover células mortas da pele", afirma a nutricionista que ainda adiciona: "Como resultado, a pele fica brilhante".

Para as mamães

O morango tem um benefício específico para as grávidas, segundo a especialista. A fruta, rica em folato, tem ainda alto teor de ácido fólico e pode contribuir significativamente para o bem-estar da mulher, principalmente durante a gravidez, prevenindo carências e defeitos congênitos nos recém-nascidos. 

A fruta também é um dos alimentos associados à redução do risco de câncer, isso porque ela contém bastante antioxidantes, incluindo vitamina C e flavonoides. "Os antioxidantes ajudam a reduzir o estresse oxidativo, reduzindo a inflamação e, portanto, reduzindo o risco de doenças inflamatórias, como câncer, doenças cardíacas e doenças autoimunes", comenta Adriana Stavro.

Receita de Smoothie de morango vitamínico

Smoothie de morango é uma receita fácil, prática e deliciosa para os pequenos!

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de aveia
  • 1/2 banana-nanica
  • 8 morangos
  • 200 ml de leite
  • 1 colher (sobremesa) de mel
  • 1 colher rasa (sobremesa) de açúcar

Modo de preparo

  • Lave os morangos;
  • Adicione todos os ingredientes no liquidificador;
  • Misture bem até ficar consistente;
  • Sirva-se 

Dica: adicione cubos de gelo para ficar ainda mais saboroso!

Fonte: Tudo Gostoso

Assista ao vídeo especial de dicas do chef Felipe Bellim para o Papo de Mãe:

AlimentaçãoHomeNotíciasSaúde