Papo de Mãe
» VOLTA ÀS AULAS

Instituições se unem em prol da reabertura das escolas e a necessidade da educação

Movimento #TáNaHoraDaEscola, lançado nesta sexta-feira (23), debate o direito dos estudantes do país e as consequências da pandemia

Redação Papo de Mãe** Publicado em 23/07/2021, às 20h19 - Atualizado às 21h09

#TáNaHoraDaEscola
#TáNaHoraDaEscola

As instituições Fundação Lemann, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Roberto Marinho, Instituto Alana, Instituto Natura, Itaú Social e o Todos Pela Educação, se reuniram para lançar a campanha #TáNaHoraDaEscola, divulgada nesta sexta-feira (23).

O movimento é uma resposta à urgência da reabertura das escolas e a necessidade de discutir a educação no Brasil, que sofreu e vem sofrendo com os efeitos da pandemia Covid-19. Apesar de a vacinação contra a doença e a volta das aulas presenciais estejam caminhando, crianças e adolescentes ainda sofrem a falta de estrutura e incertezas.

De acordo com informações oficiais, a iniciativa pretende gerar e organizar uma mobilização nacional em torno da necessidade da reabertura das escolas. 

Hoje estamos nos preparando para, com segurança, retomar as prioridades de uma sociedade saudável e a mais urgente é agir pelas nossas crianças e adolescentes. O Brasil foi um dos países em que as escolas ficaram fechadas por mais tempo e não existe uma forma simples de tomar essa decisão de voltar. (manifesto)
educação - volta as aulas
Caption

Veja também:

Além de reforçar o papel da escola, grande protagonista quando se trata de desenvolvimento social e cognitivo, o #TáNaHoraDaEscola considera o cenário preocupante apesar de todos os esforços dos profissionais da educação, que tiveram que se adaptar a rotina EAD (educação à distância).

"O impacto dessa circunstância prolongada vai desde os prejuízos no desenvolvimento das crianças, desde a primeira infância, e dos adolescentes, aumento da vulnerabilidade alimentar e de segurança dos alunos, até o crescimento imprevisível do abandono escolar", reforça o movimento em seu manifesto.

O projeto propõe que outras Instituições, gestores e até mesmo pessoas físicas se envolvam e divulguem a necessidade de discutir sobre o cenário da educação brasileira.

Sobre o #TáNaHoraDaEscola

Movimento construído para contribuir com informações confiáveis e relevantes sobre a reabertura das escolas brasileiras, de maneira segura para as crianças, adolescentes e profissionais de educação, no contexto da pandemia de Covid-19. A mobilização conta com diversas organizações apoiadoras, que assinam um manifesto e buscam amplificar o debate urgente sobre a retomada das aulas presenciais, com todos os protocolos de segurança necessários, no segundo semestre de 2021. Para saber mais, acesse o site

Confira o canal do Youtube do Papo de Mãe

Educação