Papo de Mãe
» SAÚDE

Junho, mês de combate ao uso indevido de drogas

Dia 26 de junho é o Dia Internacional de Combate às Drogas. Conheça fatores que podem levar os pais a suspeitarem que seus filhos estão usando drogas

Milton Mussini* Publicado em 04/06/2022, às 07h00

Junho vermelho: mês de combate às drogas
Junho vermelho: mês de combate às drogas

Dia 26 de junho é o Dia Internacional de Combate às Drogas. A data foi estabelecida na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Resolução nº 42/112, de 07 de dezembro de 1987. No Brasil, foi convencionado o Junho Vermelho, como mês de ações de combate às drogas.

A ferramenta mais eficiente de combate às drogas é a prevenção. A prevenção tem como base a educação e a informação. Por isso é muito importante às ações de prevenção, principalmente as realizadas de forma contínua nas Escolas, com o engajamento dos pais. Sim, a prevenção eficaz é aquela realizada de forma contínua, gradual e com a real participação dos pais. Essas ações devem ser realizadas por profissionais especializados e comprometidos em compartilhar conhecimento científico e atualizado sobre o tema.

Evidente que independentemente de haver programas de prevenção nas escolas, os pais devem adquirir esse conhecimento por meios próprios, como livros técnicos, pesquisas na internet e participando de eventos sobre educação e prevenção.

Sugestão: assista ao Papo de Mãe sobre drogas

A falta de conhecimento e diálogo entre pais e filhos, faz com que não se converse sobre drogas no seio familiar, levando o tema a uma situação secundária e até mesmo esquecida. Assim, muitos jovens, são seduzidos pela curiosidade e pelo aliciamento de traficantes e acabam fazendo uso de drogas, fazendo da curiosidade, o principal fator de drogadição, ou seja, o principal fator que leva as crianças a experimentar drogas, seguido da relação familiar entre pais e filhos.

Em grupos onde a prevenção é realizada de forma contínua, a índice de jovens que entram para o “mundo das drogas” é bem menor do que jovens que não praticam a prevenção. Esses grupos podem ser: A Família; A Escola; Núcleos Sociais; Núcleos Religiosos, etc.

Devido a tal “distância entre pais e filhos” e pela não prática da prevenção em casa, muitos pais só se dão conta de que o filho ou a filha está usando drogas, quando o uso já está presente no cotidiano do jovem. Aí vem a pergunta: E agora, o que eu faço?

Claro que cada caso é um caso, mas se o uso já é frequente, a situação fica mais difícil, pois é necessário iniciar um processo para o usuário deixar de usar a droga, o que sabemos é prolongado e exige sacrifício, disciplina e determinação do jovem e da família. Sendo que se praticarmos a prevenção de forma natural, no dia a dia da família, as coisas fluem de forma mais amena e amorosa, facilitando todo o processo e com um diferencial muito importante de se pontuar, praticar a prevenção, não custa nenhum centavo e é paga com diálogo, carinho, abraços e beijos.

Alguns fatores que podem levar os pais a suspeitarem que seus filhos estão usando drogas:

1 – mudança de comportamento;

2 – isolamento;

3 – queda no rendimento escolar;

4 – irritabilidade e agressividade, com os pais e irmãos;

5 – desaparecimento de objetos de dentro de casa;

6 – mudanças de amizades.

Infelizmente o “Mundo das Drogas” também evolui e hoje, os pais que acham que droga é só maconha, cocaína e crack, estão muito enganados. No tal mercado da droga encontramos as mais diferentes drogas e misturas, mas o que mais causa preocupação é o aumento das drogas sintéticas. Essas drogas, são feitas em laboratório por profissionais especializados, como químicos e farmacêuticos e por serem feitas em laboratórios, o fabricante produz a droga que causará o efeito que ele quiser, assim, hoje temos drogas que dão euforia, outras deprimem, outras da energia, etc.

Veja também:

A missão de cuidar e educar os filhos, é exclusiva dos pais, por isso diante dos perigos atuais, os pais devem ficar atentos ao que acontece com seus filhos, principalmente no que se refere às drogas.

Se informem, pesquisem, estudem e adquiram conhecimento para poderem estabelecer uma ligação fiel e confiável com seus filhos para compartilhar esses conhecimentos.

Estudos apontam que mais de 55% das crianças brasileiras do ensino fundamental II, ou seja, crianças entre 11 e 15 anos de idade, já experimentaram drogas. Por isso o trabalho de prevenção é importantíssimo.

Amem seus filhos e pratiquem esse amor diariamente!

Milton Mussini

Milton Mussini

*Milton Mussini é policial e especialista em prevenção às drogas.

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

ColunistasAdolescente