Papo de Mãe
» PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Papo de Mãe participa de evento da Semana Nacional de Prevenção de Acidentes

Evento online começa nesta quarta-feira e traz alerta sobre o papel dos pais, responsáveis e do poder público para evitar acidentes

Redação Papo de Mãe Publicado em 23/08/2021, às 14h14

90% dos acidentes que atingem as crianças são evitáveis
90% dos acidentes que atingem as crianças são evitáveis

No Brasil, 8 crianças morrem e outras 288 são hospitalizadas por causas acidentais diariamente. Existe a ideia de que esses acidentes são "fatalidades" e inevitáveis, mas o que ocorre é que 90% deles não aconteceriam caso a prevenção e a informação sobre  o tema fosse maior.

E é para informar sobre a principal causa de morte entre crianças de 1 a 14 anos que a Aldeias Infantis SOS, o Instituto Bem Cuidar e a ONG Visão Mundial estão promovendo a Semana Nacional de Prevenção de Acidentes. O evento, online, gratuito e aberto, começa nesta quarta-feira (25) e vai até sexta (27).

Veja também:

Erika Tonelli, coordenadora geral do Instituto Bem Cuidar, unidade meio da Aldeias Infantis SOS para gestão do conhecimento e responsável pela continuidade do legado da ONG Criança Segura, ressalta que criar modos de evitar e informar sobre acidentes é a forma de assumir a responsabilidade e dar um passo importante na direção de salvar vidas.

Prevenção é a palavra-chave para reduzirmos números tão alarmantes e disseminar a cultura do bem cuidar, por meio da promoção da proteção e do cuidado de qualidade de crianças e adolescentes." (Erika Tonelli)

Mariana Kotscho e Roberta Manreza, jornalistas do Papo de Mãe, participarão debatendo sobre o papel da imprensa na prevenção de acidentes na quinta-feira (26). Afinal, qual é a responsabilidade dos portais de notícias e como a informação pode salvar vidas?

Além dessa e da discussão sobre como evitar acidentes, especialistas também falarão sobre a importância de políticas públicas. Segundo Reginaldo Pereira, coordenador de Advocacy da Visão Mundial, a própria lei estabelece a emergência do tema: a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente determinam os direitos da infância como prioridade absoluta.

Como uma rede de proteção, temos trabalhado para que organizações da sociedade civil e gestores dos municípios tenham o tema da prevenção de acidentes no calendário anual de ações." (Reginaldo Pereira)

A Semana visa não apenas conscientizar o governo e a imprensa acerca do assunto, mas também os pais e a família, essenciais para que os acidentes sejam evitados em casa. "Garantir ambientes seguros a crianças e adolescentes é um dever de todas as pessoas, da sociedade e do próprio Estado", completa Reginaldo.

Para conferir a programação completa do evento e fazer a sua inscrição, basta clicar aqui.

Confira o programa do Papo de Mãe sobre como evitar acidentes:

Desafios / DilemasCriançaPrimeira InfânciaPrevenção de acidentes