Papo de Mãe
» PAPO DE PAI

Pedro e o fim do espaço. Uma crônica do psicanalista Paulo Bueno

Novo colunista estreia no Papo de Mãe: é o psicanalista Paulo Bueno, pai do Pedro, que já participou várias vezes do nosso programa na TV e agora passa a publicar aqui suas deliciosas crônicas sobre paternidade. Um Papo de Pai

Paulo Bueno* Publicado em 01/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h56

Paulo Bueno
Paulo Bueno
Pedro, em dois meses, fará cinco anos. Me preocupo com boatos que escuto por aí, dizem que na adolescência eles calam. Simplesmente param de falar sobre o dia-a-dia com os pais. Para saber o mínimo será necessário bisbilhotar suas redes sociais, isso se ele não me bloquear.
Tendo em vista esse trágico futuro, sempre que posso, “ouvo” atento às pérolas que ele solta. A partir de hoje, aos poucos, trarei aqui no Papo de Pai os fragmentos de poesia que venho recolhendo nos últimos anos.

Pedro e o fim do espaço

Imagem de céu à noite

Pedro está numa fase em que tem pensado bastante sobre o infinito.

Geograficamente, ele define o infinito como o tamanho do espaço. Numericamente, o 100 representa o incontável.

Hoje ele comentou que sua amiga Maria – uma pequena astrônoma de 4 anos – afirmou que o espaço tem fim, só que é muito longe.

– Polisso eu acho que todo mundo pensa que não tem fim, poique é muito longe.

… (silêncio)

Veja também:

– Papai, o fim do espaço é em um planeta muito longe. Nesse planeta deve ter uma plaça que cabe 100 pessoas, uma plaça gigante. E tem 100 bolas. E muitos escorregas. E tlês tanques de aleia. E tlês mais tlês balanços.

– Pla chegar nessa plaça plecisa de um foguete que cabe 100 pessoas. Mas não pode levar nenhum blinquedo, nem mesmo o tablet…. se a pessoa tiver, poique não é todo mundo que tem tablet.

– E nesse planeta tem uma plotegeção tlanspalente que não deixa o colonavílus entlar. Se ele encosta, ele queima.

*Paulo Bueno: Pai do Pedro, de quase 5 anos. Psicanalista, mestre e doutorando em Psicologia Social pela PUC-SP e docente do Instituto Gerar Psicanálise, Perinatalidade & Parentalidade.

Dica de leitura do Papo de Mãe

Livro do nosso também querido colunista Vini Campos: Rita e o Manual Para ser astronauta.

Pedro e outras crianças vão amar!

Capa de "Rita e o Manual Para ser astronauta"

Paulo BuenoFamíliaPapo de PaiCriança