Papo de Mãe
» VALORIZAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Podcast: aplicativo no Whatsapp dá informações sobre primeira infância

O Nenê do Zap dá dicas no whatsapp para cuidar de bebês e crianças

Redação Papo de Mãe Publicado em 01/06/2021, às 16h41 - Atualizado em 30/06/2021, às 16h41

Dicas do Nenê do Zap
Dicas do Nenê do Zap

Cada vez mais é preciso valorizar o tema da Primera Infância. Gestantes, bebês e crianças precisam de atenção e cuidados especiais para que os primeiros anos de vida tenham a garantia de um desenvolvimento saudável e adequado. A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal foca seus trabalhos na Primeira Infância, inclusive para conscientizar e orientar pais, mães, cuidadores e governos - pois as políticas públicas também são fundamentais.

Um dos projetos da Fundação tem feito sucesso no Whatsapp: é o Nenê do Zap, um personagem criado para mandar informações e mensagens sobre os cuidados com bebês e crianças pelo aplicativo do celular. Basta a pessoa mandar um "oi" no whatsapp para começar a receber as mensagens e interagir com o Nenê. O número do telefone é o 11 99743-8964.

Nesta conversa com o Papo de Mãe, o Nenê do Zap contou detalhes de como são as dicas dele e disse também que ele está em todas as redes sociais. As apresentadoras do Papo, Mariana Kotscho e Roberta Manreza, também conversaram com Paula Perim, que é diretora de comunicação da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Podcast

Ouça aqui à entrevista com o Nenê do Zap e com a Paula Perim

Veja também:

O Nenê do Zap explica que ele é um incentivador de conversas entre adultos e crianças. Ele dá dicas básicas e fundamentais sobre a importância de demonstrar carinho e amor ao cuidar das crianças. 90% do nosso cérebro se desenvolve nos primeiros 6 anos de vida e se sentir seguro e protegido nesta fase inicial da vida faz toda a diferença.

São textos, vídeos e áudios do personagem que as pessoas recebem semanalmente. Sobre educação, brincadeiras, alimentação, saúde e também pandemia - entre outros.

São dicas semanais, que podem ser compartilhadas.  Também é possível seguir o Nenê do Zap nas redes sociais e no site.

Para Paula Perim, "é preciso levar informação sobre primeira infância para todos". E o Nenê do Zap acabou sendo o personagem criado para fazer esta ponte, conquistando também as crianças. O objetivo á ajudar famílias e educadores de uma maneira leve e lúdica. Em um ano, 82 mil mensagens foram disparadas e elas chegam apenas para quem quiser e seguir interagindo. 

A fundação existe há mais de 50 anos e, nos últimos 13, passou a focar em primeira infância.

O Nenê do Zap é resultado de uma parceira da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal com a Unesco.

@nenedozap

@fundacaomariacecilia

Assista à entrevista sobre o Nenê do Zap:

DesenvolvimentoOLA PodcastsPrimeira Infância