Papo de Mãe
» SOS: ESTOU PERDENDO MEU FILHO PRAS TELAS

Redes Sociais: perigos e consequências

No segundo episódio de sua nova série, Stella Azulay revela os pontos negativos de crianças utilizarem as redes sociais

Fernanda Fernandes* Publicado em 27/11/2021, às 12h42

Stella Azulay é colunista do Papo de Mãe
Stella Azulay é colunista do Papo de Mãe

Após abordar a temática da série Round 6, a diretora e fundadora da escola de pais e adolescentes XD, Stella Azulay, traz o tema: perigos e consequências das redes sociais, para o segundo episódio da série “SOS: estou perdendo o meu filho pras telas”.

Com a febre das redes sociais e dos vídeos na internet, desde cedo crianças querem entrar para esse mundo, atitude essa que causa preocupação para os pais, que se questionam se devem deixar e qual a hora certa.

Pensando nisso, Stella aborda nesse episódio algumas de suas percepções sobre o assunto e traz dicas para que os pais possam ter ferramentas para refletir sobre o impacto que as redes sociais podem ter na formação de caráter, e no psicológico de seus filhos. Focando nas problemáticas causadas tanto em situações em que as crianças possuem conta nas redes, como em casos em que os pais expõem demais os filhos na internet.

Assista ao segundo epísodio da série “SOS: estou perdendo o meu filho pras telas”

A colunista do Papo de Mãe inicia a discussão afirmando que durante a faixa etária de 0 a 8 anos, os neurônios das crianças estão em formação e, portanto, é muito delicado tudo o que elas têm acesso.

Sendo assim, esse contato frequente com a tecnologia produz alguns efeitos negativos como: a falta de atividades que proporcionam novas experiências, aprendizados e que exploram a criatividade.

Crianças tem que construir outros lados do cérebro, precisam realizar atividades que desenvolvam outras áreas. Atividades manuais tem um papel importante na formação daquele futuro adulto. Então, se o tempo de tela ocupa todo o tempo disponível da criança, ela não vai ter a chance de entrar em contato com outras atividades que podem contribuir muito para a formação de caráter dela” afirma Stella.

Veja também:

Além de complementar afirmando que, os pais devem ter bom senso crítico e um poder de avaliação de entender o quanto as redes sociais estão sugando outros momentos que a criança deve e pode ter.

Stella também expõe ao longo do vídeo que o excesso de telas pode causar a necessidade de a criança querer ser o tempo todo o centro da atenção, e produzir uma dependência de sempre ser aprovada pelos outros. O que é muito grave, hoje muitos adolescentes entram em depressão por conta de comentários e comparações na internet, mesmo quando já possuem sucesso.

Por fim, ela cita que o uso das redes ocasiona a perda da infância e a adultização.Para fazer sucesso a criança acaba imitando os adultos e isso tira a pureza e a ingenuidade bonita da infância, ela perde fases importantes”.

Com todas essas complicações os pais devem ficar atentos e conversar com os seus filhos para não gerarem problemas futuros. Stella reforça:

É muito importante o diálogo, ter sensibilidade e coragem de falar desses temas de frente com os filhos”.

*Fernanda Fernandes é repórter do Papo de Mãe

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

ColunistasStella Azulay