Papo de Mãe

Relato de superação!

pmadmin Publicado em 04/05/2010, às 00h00 - Atualizado às 17h50

4 de maio de 2010


Olá mamães e papais!A nova programação da TV Brasil já está no ar! A partir de 09 de maio, o PAPO DE MÃE passa a ser apresentado aos DOMINGOS, às 19 horas. Como não teremos reprises no decorrer da semana (pelo menos por enquanto), faremos o possível para disponibilizar os programas aqui no blog para vocês o mais rápido possível. Portanto, fiquem ligados!Bem, no programa desta semana sobre transtornos psicológicos, psiquiátricos e neurológicos, tivemos a oportunidade de abordar  um pouquinho de cada problema. Falamos sobre TDAH, depressão, dislexia, epilepsia, transtornos alimentares, autismo, gagueira… E a repercussão deste programa foi tão grande, recebemos tantos e-mails, que é muito provável que retomemos este assunto mais para frente, tamanha a importância.Dentre os inúmeros e-mails que recebemos – muitos deles de pais e mães preocupados com sintomas e comportamento de seus filhos – um deles nos chamou muita atenção e nós gostaríamos de compartilhar com vocês. Trata-se de uma história de superação, que neste momento é dedicada a todos os pais que, por qualquer razão, hoje estão preocupados com seus filhos e em busca de uma solução para seus problemas. 

Boa tarde, caros produtores e apresentadores do programa Papo de Mãe!

Meu nome é Laércio Dativo, hoje sou advogado e professor de direito de uma famosa universidade particular. Escrevo porque estava assistindo ao programa sobre déficit de atenção, dislexia, nascimento fora do tempo adequado e fiquei muito emocionado. Na verdade, enquanto assistia, era como se minha vida estivesse passando diante dos meus olhos…Quando terminou o programa, fui ao banheiro, me olhei no espelho e agradeci a Deus e ao Universo por ter me concedido a oportunidade de crescer, compreendendo minhas limitações quando ainda existiam. Por esta e outras razões aprendi a valorizar as pequenas coisas da vida, como por exemplo um “bom dia”, além do carinho e o amor daqueles que nos amam. Sou o que sou hoje por que lutei muito. Só Deus e meus pais sabem o quanto!Eu nasci de 10 meses. Nasci no mês de dezembro de 1973 quando era para ter nascido no mês de novembro. Este nascimento tardio me gerou muitos problemas, dentre eles a epilepsia, que manifestou-se quando eu tinha 06 meses de idade.Tive uma infância muito conturbada: saúde frágil, anêmico e um grande déficit de aprendizado e de concentração nos estudos, o que ocasionou por várias vezes a repetência em alguma séries (principalmente no segundo grau). Isso sem falar nas medicações controladas e muito fortes. Tudo isso durou até meus 19 anos.Com o passar do tempo, eu fui melhorando e a medicação foi diminuindo. Hoje a única “sequela” que tenho que administrar é uma enxaqueca. Posso dizer que isso se tornou um agente positivo em minha vida porque mais e mais me motiva a lutar pelo meu crescimento.Hoje tenho duas pós- graduações (direito processual civil e direito tributário) e estou cursando uma terceira (direito empresarial). Como advogado, atuo na área de direito internacional e tributário. Quando ainda bacharel, fui aprovado na primeira prova da OAB que fiz. Fui aluno CNPQ na faculdade e hoje estou me preparando para o concurso de promotor de justiça do estado do Rio de Janeiro.Realmente, posso dizer que sou um vitorioso. Gostaria muito que essa minha história chegasse às mãos das apresentadoras do programa e do Dr.Erasmo Gazela, pois ele sabe bem do que estou falando: sentir na pele a dificuldade de ler e não compreender o sentido de nada. Nossa, só as crianças que passam por isto sabem como é difícil, e não são compreendidas nem pelos pais, nem pelos professores…Por fim, somente digo uma coisa: amem suas crianças! Foi graças ao amor de meus pais que pude vencer e continuo vencendo a cada dia. Tenho certeza que seus filhos também se tornarão grandes valores para sociedade! Aproveito a oportunidade para agradecer à Profª Hustana Maria Vargas, que muito me ajudou a crescer na vida acadêmica e à Dra.Profª Maria Rosa Sarmento – Profª Adjunta de Neurologia Clinica da UFF, minha médica e grande amiga.

Grato pelo espaço!!!

Laércio Dativo
Advogado
Profº de Direito Internacional Privado e Público
Profº de Direito Tributário—Caro Laércio, muito obrigada por compartilhar a sua história conosco. Tenha certeza que vai ajudar muita gente que está passando pelo que você passou. Parabéns pelo esforço, pela garra e pelo sucesso. Parabéns também para seus pais, grandes vitoriosos, assim como você!Grande abraço de toda equipe Papo de Mãe!