Papo de Mãe
» SAÚDE

Segredos da longevidade: entenda como hábitos saudáveis auxiliam no envelhecimento saudável

A geriatra especialista em cuidados paliativos Dra. Maria Carolyna Fonseca Batista Arbex comenta sobre os impactos de uma rotina saudável no envelhecimento

Redação Papo de Mãe Publicado em 06/03/2022, às 08h00

Ter uma alimentação saudável é uma das formas mais eficientes para envelhecer de forma ativa
Ter uma alimentação saudável é uma das formas mais eficientes para envelhecer de forma ativa

A busca por uma vida mais longa é algo almejado por muitas pessoas, logo, priorizar um envelhecimento com mais qualidade de vida deve ser uma tarefa a ser trabalhada desde muito jovem. De acordo com a geriatra especialista em cuidados paliativos Dra. Maria Carolyna Fonseca Arbex, existem alguns hábitos do dia a dia que podem ajudar na busca pela longevidade.

“Possuir uma rotina de atividades físicas, com no mínimo 150 minutos de exercícios por semana, ter uma alimentação saudável, que dê preferência por carnes brancas, vegetais, frutas e uma boa ingestão hídrica, além de evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e não fumar, são algumas das formas mais eficientes de caminhar para um envelhecimento ativo e longevo”, explica.

Assista ao Papo de Mãe sobre alimentação saudável

Um estudo, recentemente publicado na revista PLOS Medicine, estima que adotar uma dieta saudável pode aumentar a expectativa de vida em cerca de 10 anos. Embora os autores da pesquisa mostrem que os ganhos são maiores para quem iniciar a mudança na alimentação ainda enquanto jovem, também é vantajoso para quem adere até mesmo nos 80 anos de idade, causando um potencial acréscimo de quase 3 anos e meio de vida para ambos os sexos.

Outra dica importante fornecida pela especialista é de que as pessoas devem possuir um papel importante na comunidade em que vivem. “Possuir um bom relacionamento, seja com amigos ou familiares e participar de grupos de esporte, religiosos, de leitura, pintura ou qualquer outra atividade que proporcione lazer e interação são fatores vitais para alcançar mais longevidade”, comenta Dra. Maria Carolyna.

Questões de prevenção também fazem parte do envelhecimento, portanto, tanto homens quanto mulheres devem manter suas consultas médicas em dia a fim de entender como anda o funcionamento do corpo. Lembrando que cuidar da saúde mental e seguir o calendário de vacinas também são formas de proteção contra condições e doenças que podem afetar a boa saúde, especialmente dos idosos.

Veja também

Dessa forma, a Dra. Maria Carolyna ressalta que o ambiente é responsável por aproximadamente 80% da forma como envelhecemos, com a genética tendo um papel menor. Logo, a maneira como os anos passam depende quase inteiramente do nosso comportamento.

“Encarar o processo de envelhecimento como algo natural e de forma saudável também nos faz ganhar mais anos com qualidade. Os japoneses, donos das maiores expectativas de vida, adotam uma filosofia chamada ikigai, enaltecendo a importância de se ter ‘uma razão para viver’, pois ter um objetivo torna tudo um pouco mais tranquilo, diz a especialista.

Dra. Maria Carolyna
A Dra. Maria Carolyna Fonseca Arbex



*A Dra. Maria Carolyna Fonseca Arbex é formada em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo), especialista em Geriatria pela UNIFESP e SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), mestre em Ciências da Tecnologia e Atenção à Saúde pela UNIFESP e especialista em Cuidados Paliativos pela Organização Latinoamerica Pallium e Universidad Del Salvador. É médica assistente do Ambulatório de Memória e Geriatria da Universidade de Araraquara (Uniara).

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

AlimentaçãoComportamentoDesenvolvimentoAvósSaúde