Papo de Mãe

Vacinação em adolescentes: a importância de manter a carteirinha em dia

Com a pandemia, muitas crianças atrasaram o calendário vacinal e deixaram de se proteger. Entre os adolescentes essa falta de proteção foi maior ainda.

Roberta Manreza Publicado em 10/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h28

Imagem Vacinação em adolescentes: a importância de manter a carteirinha em dia
10 de dezembro de 2020


Jovens ficaram mais desprotegidos durante a pandemia

A faixa etária dos adolescentes sempre foi desafiadora em relação à cobertura vacinal. É uma idade em que geralmente os pais só levam ao médico quando está doente e muitas vezes não acham tão importante a vacinação como consideram em bebês e crianças menores. Até mesmo a orientação médica para a importância das vacinas nessa idade não é tão enfática como na primeira infância.
Com a pandemia, muitas crianças atrasaram o calendário vacinal e deixaram de se proteger. Entre os adolescentes essa falta de proteção foi maior ainda.

Você sabe a importância de manter as vacinas do seu filho adolescente em dia? Sabe quais vacinas precisam ser dadas?

Por que essas vacinas são importantes?

Vacina contra HPV

O papiloma virus humano, conhecido como HPV, é um vírus de transmissão sexual e provoca lesões precursoras de câncer, sendo a principal causa de câncer de colo do útero. Mas também pode ser precursora de câncer de vacina, vulva, pênis, ânus, boca e orofaringe.
A vacina é mais eficaz se aplicada antes do contato com o vírus e por isso é dada em jovens, antes do início da vida sexual. A vacina está disponível no SUS.

Vacina Meningocócica

A doença meningocócica é uma infecção causada por uma bactéria chamada meningococo. É uma doença grave, com alta mortalidade e com muitas sequelas mesmo naqueles que sobrevivem.
Um ponto preocupante é que os adolescentes e adultos são os principais portadores da bactéria causadora da doença e podem transmiti-la para outras pessoas através da saliva e partículas respiratórias, sem necessariamente desenvolver a doença. Portanto, a vacinação protege não só o adolescente como também os adultos e crianças que convivam com ele. Essa vacina também está disponível pelo SUS para adolescentes de 11 a 14 anos.

Outras Vacinas

A carteira vacinal deve ser atualizada quando o adolescente for ao posto de saúde ou clínica de vacinação. Caso não tenha tomado ainda as doses recomendadas na infância precisa tomar todas as vacinas recomendadas. A proteção contra doenças como coqueluche, sarampo e hepatite é importante e não deve ser esquecida.

Veja as vacinas recomendadas para adolescentes:

Por Ana Laura Kawasaka, mãe, pediatra do Saúde4kids e cardiologista infantil

Saúde4kids

O amor à medicina uniu as médicas: Fernanda, Rafaella e Ana. Além da vocação em servir aos pequenos, elas tinham outra certeza: precisavam ajudar as mamães. Perceberam que muitas estavam perdidas nesse caminho cheio de novidades e incertezas que é a maternidade e, na busca por informações, as mamães se perdiam ainda mais.




ColunistasComportamentoDestaquesDicasDiversosEducaçãoHomeNotíciasAdolescenteJovemSaúdeSaúde4kids - pediatras