Papo de Mãe
» SAÚDE MENTAL

Equilíbrio emocional na pandemia

Stella Azulay fala sobre os casos de depressão e ansiedade na pandemia: “Precisamos estar atentos aos sinais que nossos filhos e filhas apresentam”

Redação Papo de Mãe Publicado em 30/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h50

Especialista fala sobre a saúde mental em tempos de pandemia da Covid-19 - (Foto: Karolina Grabowska - Pexels)
Especialista fala sobre a saúde mental em tempos de pandemia da Covid-19 - (Foto: Karolina Grabowska - Pexels)

Já entramos no segundo ano de pandemia e de incertezas e isso tem abalado a saúde mental da população. Mas como manter nosso equilíbrio emocional e o dos nossos filhos e filhas?

A colunista do Papo de Mãe e especialista em desenvolvimento humano Stella Azulay, da Escola de Pais XD, explica que ansiedade e depressão estão aumentando demais e os pais precisam conseguir identificar alguns sinais, para conseguir perceber o que é tristeza e o que são comportamentos preocupantes.

Veja também:

Para a psiquiatra Danielle H. Admoni, que participa da Escola de Pais XD, a ansiedade e a depressão se manifestam de maneiras diferentes na infância e na adolescência. A criança costuma apresentar algumas mudanças de comportamento, e até alguma regressão, como voltar a ter escapes de xixi. No caso dos adolescentes, podem acontecer mudanças bruscas no comportamento social, problemas de sono e alterações nos hábitos alimentares: todos são alguns sinais de alerta.

Ao notar estes sinais, é importante procurar profissionais da área de saúde mental e pedir ajuda. Está difícil também para pais e mães, e fica ainda mais complicado conseguir ajudar nossos filhos e filhas.

Depressão e ansiedade precisam ser tratadas porque podem até colocar crianças e adolescentes em risco, como em situações de automutilação e de suicídio.

Nós, pais, temos que estar mais alertas do que nunca para essas questões de saúde mental dos nossos filhos. Temos que prestar atenção com sinceridade." (Stella Azulay)

Veja as orientações da Stella Azulay, da Escola de Pais XD, no vídeo e se increva no canal do YouTube do Papo de Mãe:

@stellaazulay @escoladepaisxd

Stella AzulayPandemiaAdolescenteCriançaVídeos