Papo de Mãe

Dezembro Laranja: vamos nos proteger contra o câncer de pele?

Roberta Manreza Publicado em 01/12/2016, às 00h00 - Atualizado às 23h46

Imagem Dezembro Laranja: vamos nos proteger contra o câncer de pele?
1 de dezembro de 2016


Por Roberta Manreza

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que o câncer de pele representa 25% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil e mesmo assim os brasileiros não se protegem adequadamente

dezembro-laranja-banco-de-imagem

Com o calor chegando todo mundo quer tomar sol e colocar o bronzeado em dia o mais rápido possível. E é justamente no mês que marca o início do verão que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lança a campanha do Dezembro Laranja. O objetivo é dedicar um mês inteiro para a conscientização da doença, que responde por 25% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil, de acordo com o Inca.

A campanha procura difundir a ideia de que a pele é tão importante quanto os outros órgãos do corpo e também precisa de proteção e cuidado, principalmente na estação mais quente do ano. É preciso se expor ao sol com controle e responsabilidade para evitar o aparecimento do câncer de pele.

“O câncer de pele acontece quando determinadas células que passaram por alguma transformação começam a se multiplicar, criando um tecido doente, conhecido como tumor. Como cada célula que compõe a pele pode originar um câncer, existem diferentes tipos de câncer de pele com as mais diversas aparências, por isso, é importante conhecer sua pele e ficar atento à qualquer pinta nova ou com tamanhos e formas diferentes, além de manchas que coçam, descamam ou sangram”, explica Dr. Valéria Marcondes*, diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e fundadora da Clínica Valéria Marcondes.

Dra Valéria Marcondes é dermatologista

Dra Valéria Marcondes é dermatologista

Dicas Dezembro Laranja

Para a Dr. Valéria Marcondes não é necessário deixar de aproveitar o verão na praia ou piscina para se proteger do câncer de pele, basta apenas se expor ao sol com consciência e cuidado. “Pegando sol aos poucos, fugindo dos horários críticos, e com o uso de proteção, os riscos, embora ainda existam, são reduzidos.”

O fator mais importante e eficiente na proteção contra os efeitos nocivos dos raios ultravioletas é o uso do protetor solar. “O filtro solar deve estar presente sempre e ser usado em todas as áreas expostas ao sol, sem deixar de lado zonas delicadas, como nuca, orelhas, dorso das mãos e parte interna de braços e coxas. É necessário aplicá-lo a cada duas horas ou após o banho de mar ou piscina. Em relação ao fator, o FPS a partir de 30 é o mais indicado”, orienta Dr. Valéria Marcondes.

Cuidado com os excessos

Para a dermatologista Valéria Marcondes, o grande vilão de uma pele saudável e protegida no verão é a pressa em pegar um bronzeado. “Bronzeadores e fórmulas caseiras para acelerar o escurecimento da pele devem passar longe dos planos para o verão. O resultado final, na maioria das vezes, pode levar a sérias queimaduras, o que pode favorecer o aparecimento de um futuro câncer de pele”, aconselha Valéria.

O uso de proteção é o verdadeiro aliado contra o câncer de pele no verão, porém é importante ressaltar que consultas frequentes ao seu dermatologista são extremamente necessárias para que haja um diagnóstico precoce da doença, já que a maioria dos casos detectados no início apresenta bons índices de cura.

Tomando estes cuidados, para a Dr. Valéria Marcondes, é possível curtir a estação mais querida do ano e ainda manter a sua pele saudável, bonita e longe da possibilidade de um câncer.

Dra. Valéria Marcondes* é Graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, com residência no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, além de membro fundadora da Sociedade de Laser de São Paulo. A especialista ainda ministra frequentemente aulas em workshops, e possui diversos trabalhos e artigos publicados em periódicos científicos, bem como inúmeras participações em congressos nacionais e internacionais. Hoje, é médica e fundadora da Clínica Valéria Marcondes, voltada para tratamentos de beleza e estética de homens e mulheres, com sedes localizadas em Alphaville e Pacaembu, São Paulo. 

Leia também:

Assista ao Papo de Mãe sobre Doenças de Pele:




DestaquesDicasAvósIrmãosPai/MãeTios / PadrinhosHomeNotícias0 a 2 anos3 a 8 anos9 a 12 anosGravidezSaúde