Papo de Mãe

COVID-19 e o uso de máscaras em crianças: Devo ou não colocar?

A recomendação do órgão de saúde americano, Controle e Prevenção de Doenças (CDC) apontou em seu site que o uso de máscaras para a proteção contra o COVID-19 ajuda a reduzir a chance de contaminação, mas elas não devem ser feitas em crianças menores de dois anos, com problemas respiratórios ou que estejam inconscientes (dormindo).

Roberta Manreza Publicado em 07/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h45

Imagem COVID-19 e o uso de máscaras em crianças: Devo ou não colocar?
7 de maio de 2020


Por Dra. Thatiane Mahet*, pediatra

A higienização intensa das mãos, a limpeza reforçada com álcool 70% nos ambientes, o isolamento social e o uso das máscaras caseiras ou descaráveis, são hábitos que adquirimos após o começo da pandemia do coronavírus. Mas algumas dúvidas entre os pais podem surgir quando se trata do uso da máscara em crianças, quando devemos usar e qual a idade em que o uso é recomendável?

A recomendação do órgão de saúde americano, Controle e Prevenção de Doenças (CDC) apontou em seu site que o uso de máscaras para a proteção contra o COVID-19 ajuda a reduzir a chance de contaminação, mas elas não devem ser feitas em crianças menores de dois anos, com problemas respiratórios ou que estejam inconscientes (dormindo).

De acordo com o CDC a máscara só deve ser usada por pessoas que são capazes de removê-las “Uma criança com menos de dois anos de idade não tem autonomia e controle dos seus movimentos, é muito mais importante mantê-la em casa, em segurança, do que fazer o uso da máscara, em que o risco de sufocamento acaba sendo maior do que de contrair a Covid-19. Além disso, nessa idade é comum as crianças levarem a mão no rosto e ficarem mexendo na máscara, o que não é eficiente na hora de evitar a contaminação, ” explica Dra. Thatiane Mahet, pediatra com especialização em imunologia, alergia e nutrição infantil. A Dra. Thatiane separou algumas informações para auxiliar sobre o uso das máscaras em crianças:

1. Quem deve usar máscaras?

A recomendação é usar a máscara sempre que for necessário sair de casa, tanto os adultos como as crianças maiores de dois anos, uma vez que a cobertura da máscara no rosto impede a transmissão do vírus. As máscaras infantis costumam ser fabricadas em casa, com tecido, algodão ou TNT. O tamanho deve ser adequado a face da criança e cobrir confortavelmente toda a lateral do rosto, mas permitir a respiração sem dificuldade. As camadas de tecido precisam ser de duas ou mais, quanto mais grossa melhor para ajudar na prevenção, assim a criança fica segura em ambientes com aglomeração de pessoas. Lembrando que as máscaras caseiras devem ser lavadas após o uso.

2. Quando usar a máscara em crianças?

A máscara deve ser usada quando a criança for tomar vacina, ir ao médico ou ao hospital por algum motivo. Em crianças menores de dois anos os pais precisam analisar o risco e o benefício de colocar a máscara, então se optar por colocar, deve-se estar atento a todo o momento, para não correr o risco de acidentes ou sufocamento. O primeiro sinal de sufocamento é a criança perder o sentido, fique de olho se a barriga está fazendo movimento de respirar e se a criança está atenta.

3. Como usar a máscara corretamente?

O tamanho da máscara é de extrema importância, se elas não estiverem ajustadas adequadamente no rosto das crianças, não terá eficiência alguma. Os pais precisam estar atentos também ao fato de que a criança tende a tocar na máscara com as mãos, depois podem mexer no nariz ou olhos, por isso a supervisão precisa ser constante. Observe também se a criança está salivando ou com o nariz escorrendo, máscaras molhadas são consideradas sujas.

*Sobre a Dra. Thatiane Mahet

Thatiane é formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro –UFRJ, pós graduada em alergia e imunologia infantil pela UFRJ, pós graduada em Nutrição Infantil pela Boston University School of Medicine e Membro da American Academy of Pediatrics – EUA. Assídua de congressos internacionais, Dra. Thatiane se atualiza constantemente sobre as novidades do setor e participa ativamente das organizações de maior representatividade em pesquisas. Com sua vivência clínica e pesquisas sobre o universoinfantil, Thatiane é autora do livro “O Grande Livro do Bebê”, que figura por diversas vezes como uma das obras mais vendidas de sua categoria, abordando absolutamente tudo do universo do recém-nascido. No portal http://www.ograndecursodobebe.com.br, a médica ministra cursos online acerca do universo dos bebês, desde a gestação até a criança completar dois anos de idade.

page2image11848



DicasHomeNotícias