Anencefalia e aborto legal: o que é permitido por lei?

A ginecologista e obstetra Ligia Santos toca num tema delicado: quando o aborto é legalizado em caso de anencefalia do feto e como proceder?

Redação Papo de Mãe Publicado em 19/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h18

Dra Ligia Santos fala sobre aborto legal e anencefalia -

Um tema difícil, mas necessário.

Além do abortamento legalizado em situações de gestação por estupro, com direito a procedimento em hospital público, nos casos de anencefalia do feto isso também é permitido, como explica a ginecologista e obstetra Ligia Santos, colunista do Papo de Mãe.

Desde 2012, o STF decidiu que não é crime mulheres grávidas de fetos anencéfalos realizarem o aborto, se assim desejarem.

A anencefalia é uma malformação grave do tecido neural, do tubo neural, que faz com que parte do cérebro não se forme. “Isso faz com que esta criança seja incompatível com a vida. Ela pode sobreviver alguns meses apenas. O relato de bebê anencéfalo que sobreviveu mais tempo, foi por 14 meses”, conta a médica.

O diagnóstico da anencefalia é feito pelo ultrassom a partir da 12a semana de gestação e, para poder fazer o aborto legal, ela precisa de um laudo ultrassonográfico assinado por dois médicos diferentes atestando que o bebê tem anencefalia.

Veja também:

Essa mulher será acolhida e deverá passar pelo atendimento médico de maneira correta e segura. Caso a mulher queira seguir com a gestação, ela também será acolhida e terá o direito de fazer um pré-natal de alto risco. A Dra. Ligia Santos ressalta que “Partos de bebês anencéfalos são, em geral, mais difíceis pois o bebê acaba não se posicionando de maneira correta para o parto”.

Assista ao vídeo completo da Dra. Ligia Santos sobre anencefalia e aborto legal e se inscreva no nosso canal:

Tem como prevenir a anencefalia?

Há questões genéticas que podem causar a anencefalia e nisso não há como mexer. Mas diabetes, por exemplo, aumenta este risco. Então mulheres com diabetes precisam ter a doença sob controle para diminuir a possibilidade desta malformação.

“O que faz muita diferença é o uso do ácido fólico, uma vitamina que protege o bebê desta malformação. É importante começar a tomar até antes de engravidar”, lembra a Dra. Ligia.

Legalmente não existe autorização para fazer aborto em caso de outras malformações fetais. Podem acontecer decisões individuais da justiça.

papo de mãelegalização do abortoligia santosgravidez de riscoaborto legalanencefaliamalformação do cérebro

Leia também

Como está sua libido? Tá faltando desejo sexual? Acontece, acredite!


É possível ter parto normal depois de cesárea?


Incompetência istmo cervical, o que é?


Gestação com DIU: feto pode se desenvolver com o dispositivo?


“Minha história é triste, mas com um final feliz”, Noeemi Lopes