Turma da Mônica dá dicas e cuidados para voltas às aulas em tempos de Covid-19

Em parceria com a UNICEF, a Turma da Mônica ganhou uma versão especial para ajudar no retorno do ensino presencial

Redação Papo de Mãe Publicado em 01/06/2021, às 18h17 - Atualizado em 25/06/2021, às 17h39

Magali traz os principais cuidados que se deve ter na escola em tempos de pandemia -

A turma da Mônica está diferente! Com objetivo de orientar as famílias brasileiras para o retorno às aulas presenciais em todo o país, a Mauricio de Sousa Produções e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançaram um guia recheado de ilustrações e informações importantes sobre esse momento, que ainda é preciso de bastante atenção.

A cartilha "Cuidados na Escola" traz as principais dicas de proteção para evitar a contaminação da Covid-19 neste período de voltas às aulas, que acontece de forma gradual em todo o Brasil, variando de acordo com cada município.

Apesar de nem todas as escolas terem voltado ao presencial, nunca é demais informar e conscientizar as crianças sobre os cuidados que se deve ter na escola e em todos os lugares neste período delicado.

Mas no caso das voltas aulas, é de extrema importância que a mensagem seja passada para os pequenos. "Nesse momento eles estão ansiosos para reencontrar e interagir com os colegas, é fundamental reforçar todos os procedimentos para que eles possam aproveitar o retorno à escola com a maior segurança possível", diz Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções e inspiração para a criação de uma das personagens infantis mais famosas no Brasil.

Veja também:

Mônica Sousa, filha de Mauricio de Sousa, reforça que a mensagem para as crianças
seja o mais clara possível. (Foto: Divulgação)

Entendemos que a forma didática é a mais eficaz de se passar a orientação às famílias, principalmente, por meio de personagens e histórias que todos já conhecem, facilitando a divulgação e entendimento da mensagem. (Mônica Sousa)

Impacto das voltas às aulas

Para dialogar com precisão com as crianças e adultos, a cartilha foi desenvolvida pela equipe técnica do UNICEF, das áreas de saúde, educação e WASH (sigla em inglês para Água, Saneamento e Higiene) e com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e secretarias de saúde estaduais e municipais.

"Cuidados na Escola" foi ilustrado pelos personagens do Bairro do Limoeiro. Cebolinha, Cascão, Magali, Mônica... os rostinhos conhecidos criados por Mauricio de Sousa, estão presentes de uma forma lúdica e bastante interativa.

Além das instruções de prevenção, o manual também dá algumas dicas de como abordar o assunto com as crianças, o que ajuda todos os papais e mamães. Uso de máscaras, higienização frequente das mãos, distanciamento social, são apenas algumas orientações presentes. 

Cebolinha e Cascão estão presentes no guia "Cuidados na Escola"

Ainda visando a inclusão, o guia também destaca as prevenções necessárias paras as crianças e adolescentes com deficiências cognitivas ou respiratórias graves, que podem sentir dificuldades com as máscaras.

Outra curiosidade importante é que o guia propõe alternativas a crianças e adolescentes com problemas auditivos e que necessitam de leitura labial para entenderem as falas. Nesse caso, o uso de máscaras transparentes, por exemplo, são uma solução para garantir oportunidades de aprendizagem a todos, independente de suas diferenças.

Use sempre máscara!

Para a representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer, as escolas são essenciais nas vidas das  crianças. "Além da educação e a preparação para o mundo do trabalho, as escolas oferecem uma diversidade de outras oportunidades de desenvolvimento para as crianças e adolescentes, incluindo competências sociais, proteção contra diferentes formas de violência - e para muitos também alimentar-se bem", afirma.

Bauer também destaca que em novembro de 2020, mais cinco milhões de crianças e adolescentes não tiveram acesso à educação no Brasil por conta da pandemia da Covid-19. "Muitas famílias têm dúvidas sobre como realizar a volta para a escola de uma maneira segura. Este novo guia responde a muitas destas questões e vai ajudar crianças, adolescentes e famílias a retornar à escola, e se manter nela, de forma segura", garante.

Para conferir esta e as outras cartilhas basta acessar gratuitamente AQUI

Assista ao vídeo da colunista Stella Azulay, sobre o momento de voltas às aulas. Se inscreva no canal do Papo de Mãe:

pandemiaTurma da MônicaCovid-19volta as aulas

Leia também

Novos gibis da Turma da Mônica explicam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU


Sobre o amor: o verdadeiro laço não é de sangue


O que o seu filho vai ser quando crescer?


Novo aliado do Km Solidário: Menino Maluquinho se junta ao aplicativo


Volta às aulas presenciais: o que esperar?