Papo de Mãe
» DIVERSÃO E EDUCAÇÃO

Novos gibis da Turma da Mônica explicam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Projeto Impacta ODS visa atingir 16 milhões de pessoas até 2030, último ano para que o Brasil cumpra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sabrina Legramandi* Publicado em 28/08/2021, às 07h00

Cada gibi explica sobre um dos 17 ODS - Divulgação / Aldeias Infantis SOS
Cada gibi explica sobre um dos 17 ODS - Divulgação / Aldeias Infantis SOS

O ano de 2021 é um ano importante para os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), assumidos por países membros da ONU (Organização das Nações Unidas). É a última década para que esse “compromisso global” seja atingido.

A Agenda 2030, lançada em 2015, traz 17 responsabilidades que deverão ser executadas por esses países. Segundo a ONU, os ODS “são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”.

O Brasil também assumiu a responsabilidade de cumprir esses objetivos. Assim, até 2030, devemos: erradicar a pobreza, acabar com a fome e promover uma agricultura sustentável, assegurar saúde e bem-estar, garantir educação de qualidade, tornar realidade a igualdade de gênero, fazer com que água potável e saneamento cheguem a todos, propiciar energia limpa e acessível, oportunizar um trabalho decente e o desenvolvimento econômico, incentivar a indústria, a inovação e a infraestrutura, reduzir as desigualdades, criar cidades e comunidades sustentáveis, favorecer um consumo e uma produção responsáveis, agir contra a mudança global do clima, proteger a vida na água, assegurar a vida terrestre, provocar a paz, a justiça e instituições eficazes e, por último, reforçar parcerias e meios de implementação.

Veja também:

Pensando principalmente neste último objetivo e também em promover todos os outros, a Aldeias Infantis SOS e o Instituto Maurício de Souza criaram 17 gibis da Turma da Mônica sobre cada um dos ODS. 

"Todos nós temos a missão  de tornar o planeta um lugar mais inclusivo, saudável e justo”, afirmou Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica e fundador do Instituto. Veja o recado dele sobre a importância do projeto:

Para Joanna Sultanum Calazans, gerente nacional de Relações Institucionais na Aldeias Infantis SOS no Brasil, falar sobre os ODS para as crianças é indispensável para que uma mudança profunda ocorra no planeta. Em 2030, elas já serão adultas e terão essa responsabilidade.

Atualmente, nós adultos temos que passar por um processo de mudança de mentalidade, tanto em relação à forma como nos relacionamos como à forma como habitamos este mundo. Isso torna o processo mais difícil.” (Joanna Sultanum Calazans)

A escolha da Turma da Mônica para que essa conscientização seja feita tem a ver com a afetividade dos brasileiros, seja criança, seja adulto. “Frequentemente, os gibis do Maurício de Sousa fazem parte do primeiro contato que crianças têm com a literatura por conta de sua ludicidade e conteúdo super relevante”, explica Joanna.

Menina lendo um dos gibis da Turma da Mônica sobre as 17 ODS
Cumprir as 17 ODS é fundamental para que o futuro seja mais justo e sustentável – Foto: Divulgação / Aldeias Infantis SOS

Além dos gibis em formato impresso e digital, o projeto “Impacta ODS” criou uma plataforma de EAD (Educação à Distância) com a missão de formar agentes multiplicadores desses objetivos. A meta é também alcançar professores, educadores e o público adulto. Até 2030, último ano para que o Brasil cumpra os ODS, o projeto visa ter chegado a 16 milhões de pessoas.

Para alcançar esse propósito, a Aldeias SOS e o Instituto Maurício de Souza estão em busca de parcerias com empresas que apoiem a distribuição em massa dos gibis e a formação desses agentes multiplicadores. “Temos somente 9 anos para alcançar as metas estabelecidas na Agenda 2030 e muito trabalho pela frente. Só conseguiremos impactar os ODS com uma ação conjunta e articulada”, finaliza Joanna Calazans.

Para saber como participar do projeto e também para acessar os gibis digitais, basta entrar no portal Impacta ODS.

*Sabrina Legramandi é repórter do Papo de Mãe

Assista ao programa do Papo de Mãe sobre criatividade e leitura:

DiversãoEducaçãoCriança