Violência psicológica: agressão invisível é crime

A violência psicológica entrou no código penal no ano passado e é considerada crime

Anderson Albuquerque* Publicado em 12/01/2022, às 06h00

A violência psicológica pode ser silenciosa -

“Você não consegue fazer nada sozinha.” “Sem mim você não é ninguém.” “Ninguém vai te amar como eu te amo.” “Você sabe que faço tudo isso para o seu bem, né?”. Quantas mulheres já não ouviram frases como essas?

Diferentemente da violência física, a violência psicológica não deixa marcas no corpo da mulher, mas a dor da alma pode ser irreversível. Esse tipo de violência, embora seja mais sutil, é tão cruel quanto a violência física.

Ela se manifesta nos pequenos gestos, nas repetidas ofensas à mulher, na crítica ao seu comportamento, sua imagem, suas roupas e seus valores, causando prejuízo à sua saúde psicológica, à sua autoestima e as transforma, muitas vezes, em codependentes de relações abusivas.

Assista entrevista de Mariana Kotscho com Maria da Penha

A Lei Maria da Penha estabelece, em seu artigo 7º, Inciso II, que:

"II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação;"

Muitas mulheres acreditam que não são vítimas de violência, pois consideram somente a violência física. No entanto, a violência psicológica é muito grave também, e geralmente vem mascarada de ciúmes, ironias, humilhações, ofensas e outras formas de controle que o agressor usa para dominar a mulher.

Infelizmente, muitas não buscam ajuda e o quadro quase sempre evolui – vai da violência psicológica à agressão física, e essa mulher passa a sofrer ameaças, o que torna ainda mais difícil a busca por ajuda.

A violência psicológica causa tantos danos à mulher que, no dia 28 de julho de 2021, a Presidência da República sancionou, sem vetos, o projeto de lei que inclui no Código Penal o crime de violência psicológica contra a mulher. A pena é de reclusão, entre seis meses e dois anos, além de pagamento de multa.

Lei 14.188/21 acrescentou o artigo 147-B no Código Penal: 

“147-B. Causar dano emocional à mulher que a prejudique e perturbe seu pleno desenvolvimento ou que vise a degradar ou a controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que cause prejuízo à sua saúde psicológica e autodeterminação.”

Além disso, foi inserido à Lei Maria da Penha um critério de risco "atual ou iminente à vida ou à integridade física ou psicológica da mulher", possibilitando que o agressor seja afastado do lar ou de qualquer outro lugar que conviva com a vítima. 

Veja também

O texto do Projeto assegura, ainda, a Campanha “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”, lançada em 2020 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

A tipificação da violência psicológica como crime é um avanço sem precedentes na luta contra a violência de gênero. Essa é uma luta de toda a sociedade e agora a mulher tem mais uma ferramenta para combater esse mal invisível.

Anderson Albuquerque

*Anderson Albuquerque, sócio do Albuquerque & Alvarenga Advogados

Violência Domésticaviolência psicológica

Leia também

Saiba o que acontece com a criança quando ela sofre agressão física


Lançada em São Paulo cartilha de combate à violência doméstica


Violência patrimonial: uma forma silenciosa de privar as mulheres de sua autonomia


21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres começa hoje


Violência doméstica, até quando? Ativismo de combate tem que ser diário