Papo de Mãe
» SEGURANÇA INFANTIL

6 dicas para prevenir acidentes com crianças na cozinha

Acidentes com crianças na cozinha podem ser evitados com medidas simples de prevenção, confira as orientações.

Por Erika Tonelli * Publicado em 25/04/2022, às 06h00

A cozinha é um dos ambientes da casa que mais oferece risco de lesões para as crianças e adolescentes.
A cozinha é um dos ambientes da casa que mais oferece risco de lesões para as crianças e adolescentes.

É comum acreditar que crianças e adolescentes estão totalmente seguros dentro de casa, não é? Mas dados do Ministério da Saúde apontam que 1 em cada 3 acidentes fatais com crianças de até 14 anos de idade ocorre dentro de casa. Isso acontece porque inúmeras situações e objetos do nosso dia a dia podem representar riscos para meninos e meninas.

cozinha é um dos ambientes da casa que mais oferece risco de lesões para as crianças e adolescentes. Nesse local, existem objetos que podem ser perigosos, como facas, fósforos e até alguns produtos de limpeza. Além disso, forno e fogão podem ocasionar queimaduras graves quando estão sendo usados no preparo dos alimentos.

Veja também:

A boa notícia é que, segundo a Safe Kids WorldWide, 90% dos acidentes podem ser evitados com medidas simples de prevenção. Confira as principais orientações de segurança na cozinha:

1)      Evite que as crianças brinquem neste cômodo sem que um adulto esteja por perto para avaliar se a atividade pode representar risco ou não para ela.

2)      Quando estiver cozinhando, restrinja o acesso das crianças à cozinha. Uma opção é instalar um portãozinho na porta que dá acesso a esse cômodo.

3)      Mantenha longe do alcance das crianças: facas, recipientes de vidro ou cerâmica, fósforos, isqueiros, sacos plásticos e produtos de limpeza. Eles devem ser guardados em armários altos ou gavetas com trava.

4)      Ao cozinhar, dê preferência por utilizar as bocas de trás do fogão e vire os cabos das panelas para dentro. Isso dificulta o acesso da criança e previne que ela se queime acidentalmente.

5)      Cuidado redobrado quando o forno for utilizado. Não permita que as crianças cheguem perto, pois o contato pode provocar queimaduras graves.

6)      Ao servir as refeições, evite utilizar toalha de mesa comprida. As crianças podem puxá-la e os líquidos e alimentos quentes podem cair em cima dos pequenos e causar queimaduras graves.

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre entornos seguros e protetores, acesse o e-book “Casa Segura” e faça o download gratuito, clicando aqui. Para verificar o nível de segurança da sua casa, o Instituto Bem Cuidar desenvolveu um quiz on-line que permitirá de modo prático e rápido avaliar a proteção de ambientes domésticos. Confira aqui!

Erika Tonelli
Erika Tonelli

*Erika Tonelli é coordenadora geral do Instituto Bem Cuidar, unidade meio da Aldeias Infantis SOS para gestão do conhecimento.

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

Erika TonelliDicasSegurança Infantil