Papo de Mãe
» DICA DO DIA

Com Alinne Moraes e Thiago Abravanel, audiolivro repensa história que contamos para as nossas crianças

Lançado nesta terça (12), Dia das Crianças, projeto gratuito 'Vini conta Branca de Neve' traz uma princesa moderna e autossuficiente

Ana Beatriz Gonçalves* Publicado em 12/10/2021, às 13h55

Artistas estão presentes na obra do escritor, ator e roteirista, Vinicius Campos - Instagram/Reprodução - Zee Nunes/Reprodução
Artistas estão presentes na obra do escritor, ator e roteirista, Vinicius Campos - Instagram/Reprodução - Zee Nunes/Reprodução

Mesmo em tempos tão modernos e digitais, é difícil encontrar uma criança que não conheça o clássico da Branca de Neve, o conto de princesa da Disney. Passado de gerações em gerações, a história que traz uma jovem camponesa indefesa, carrega perspectivas de outro mundo: este em que a mulher ainda precisara ser salva pelo príncipe.

Na opinião de Vinicius Campos, escritor, ator, roteirista e colunista do Papo de Mãe, já havia passado da hora de recontar o clássico a partir de ideias repaginadas, e principalmente, promovendo valores realmente importantes para uma infância livre e saudável, como, por exemplo, a amizade, autoconfiança, os sonhos e a diversidade.

"Eu quero que as crianças continuem escutando essa história, mas não quero que elas pensem que beijar alguém enquanto essa pessoa dorme é tudo bem, porque não é. Esses detalhes fazem toda a diferença", compartilha. 

Totalmente gratuito, o audiolivro "Vini conta Branca de Neve" é um presente do produtor para as crianças e seus pais neste Dia das Crianças (12/10). A proposta acontece a partir de uma experiência sonora totalmente imersiva, e abre alas para a imaginação. Um verdadeiro estímulo sonoro e criativo não só para os pequenos e pequenas, mas também para os adultos. 

"É pra toda a família, acho que todo mundo vai gostar. Tem muita emoção e aventura. Na verdade, tem tudo que a Branca de Neve tem de melhor", garante o autor, que ainda contou com um verdadeiro elenco de novela das 21h para a produção.

Com vozes de Thiago Abravanel, Alinne Moraes, Daphne Bozaski, Robson Nunes, Fabiano Augusto, entre outros rostinhos conhecidos das telinhas, o audiolivro conta com uma tecnologia 8D, que ajuda a ambientação da história ser ainda mais precisa e especial.

Imagem do Vinicius Campos
Audiolivro está disponível gratuitamente pela plataforma Skeelo Audiobooks 

Sugestão: Papo de Mãe entrevista Vini Campos sobre paternidade

O escritor comenta um ponto importante sobre a ferramenta sonora do audiolivro: em um país como Brasil, com tantas desigualdades estruturais, promover a literatura através de ferramente gratuitas e de fácil acesso, além de contá-las, é um caminho de também promover a cultura para toda a população, independente de sua classe social.

"Infelizmente ainda temos cidades que não investem em livrarias e bibliotecas. Fora que a leitura é legal porque ela conta com uma parte de imaginação do leitor. Quando assistimos a um filme, por exemplo, isso não acontece. Ele te dá todas as informações na tela. O audiolivro estimula as crianças e os pais a imaginarem a história", explica.

Nesta nova narrativa da Branca de Neve, a princesa passa a ter controle de sua vida. Um fator crucial a ser passado para as crianças dos dias de hoje. "Ela não depende de um príncipe para ser feliz e não é beijada sem o seu consentimento. O objetivo do audiolivro é justamente promover, através do lúdico, o respeito e a inclusão através da diversidade dos próprios personagens".

No entanto, não é que o príncipe passa a deixar de existir. Nesta versão, ele se torna um grande amigo e aliado da princesa que ainda precisa lidar com as maldades da Bruxa Má. Esta, por sua vez, não se preocupa se Branca de Neve é mais "bonita" que ela (a clássica pergunta para o espelho), mas se a princesa é a mais inteligente.

O Papo de Mãe trouxe com exclusividade em maio deste ano, relatos exclusivos dos atores Alinne Moraes e Thiago Abravanel, amigos de Vinicius, e que toparam participar do projeto inovador.

"Acho que a diversidade deve ser ensinada para nossas crianças desde sempre, para serem educadas sem preconceitos, com amor e respeito", disse a atriz e mãe do Pedro, de 7 anos.

Já Thiago destacou a importância de transformar a história da princesa, e como isso contribuí para a formação das novas gerações.  "O futuro está na criança, e quanto mais conversar sobre tudo com esse público, mais evoluído o mundo será. Então, um projeto sensível como esse, que parece muito simples, é de uma grandiosidade gigantesca. Eu não tinha como dispensar, faço questão de fazer parte."

Alinne Moraes vive a Bruxa Má em novo conto de Branca de Neves para crianças
Alinne Moraes vive a Bruxa Má em novo conto de Branca de Neves para crianças. 

Thiago Abravanel vive Espelho Espelho Meu em em novo conto de Branca de Neves para crianças
Thiago Abravanel vive Espelho Espelho Meu em em novo conto de Branca de Neves para crianças. 

Daphne Bozaski vive Branca de Neve em novo projeto de audiolivro gratuito para as crianças
Atriz global Daphne Bozaski vive a princesa Branca de Neve audiolivro.

Veja também:

Apesar de ser audiolivro, o projeto conta com ilustrações exclusivas feitas por diversos artistas brasileiros. W. Loud, Vic Matos, Leticia Teodoro, Camila Poszar, Liz Harumi, Bruno Okada são alguns nomes que produziram cartazes de divulgação.

Realizado em meio a pandemia da Covid-19, o audiolivro foi gravado e editado em Buenos Aires, São Paulo e Rio de Janeiro. A trilha sonora original foi composta pelo músico argentino Damián Mahler.

Confira a seguir um teaser do "Vini conta Branca de Neve" e como adquirir seu próprio "exemplar" através das plataformas.

*Ana Beatriz Gonçalves é jornalista e repórter do Papo de Mãe


Imagem divulgação de Vini conta Branca de Neve

Baixe o audiolivro aqui

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

EducaçãoHomeNotíciasCriança