Papo de Mãe
» IMPOR LIMITES

Birras: como lidar? Dicas do psicólogo Tiago Tamborini

Mariana Kotscho do Papo de Mãe entrevista o psicólogo Tiago Tamborini sobre como lidar com as birras das crianças

Redação Papo de Mãe Publicado em 31/10/2020, às 00h00 - Atualizado em 05/01/2021, às 11h31

Mariana Kotscho entrevista Tiago Tamborini sobre como lidar com birras
Mariana Kotscho entrevista Tiago Tamborini sobre como lidar com birras

"Meu filho tem dois anos e é muito nervoso, ele se joga no chão", "meu bebê de cinco meses é muito agitado". Quantos pais não relatam essa questão e não sabem como lidar com as birras? Mariana Kotscho, jornalista do Papo de Mãe, entrevista o psicólogo Tiago Tamborini sobre o que fazer diante dessa situação.

O psicólogo explica que, salvo algumas exceções – que envolvem algumas síndromes –, as crianças fazem birra. Elas usam os recursos que têm para chegarem ao que querem alcançar e, muitas vezes, é chorando, esperneando, fazendo birra.

Os pais têm que entender que, principalmente entre os dois e três anos de idade isso é comum e a diferença é que os pais têm que aprender a lidar com isso para que depois dos quatro melhore." (Tiago Tamborini)

Tamborini afirma que a melhor forma de lidar é justamente não aceitando a birra como uma forma de chegar sempre ao que a criança quer. Dessa forma, a criança entende que o caminho não é esse e, depois do quatro ou cinco anos, melhora de comportamento. 

Veja também:

Quando a criança se joga no chão, o primeiro passo é não deixar com que a atuação da criança interfira no humor ou necessidade de impor um limite naquele momento dos pais. "Muitos pais ficam ou muito nervosos e são agressivos ou, muitas vezes, eles tendem a resolver o problema do jeito que a criança quer para ela parar", afirma Tiago.

Manter-se calmo e entender que a atitude é um movimento da criança para atingir o objetivo que ela quer, segundo o psicólogo, e lidar com a situação impondo limites é a melhor coisa que o pai ou a mãe pode fazer.

Confira a entrevista completa e se inscreva no canal do Papo de Mãe no YouTube:


Desafios / DilemasDicas0 a 2 anosVídeos