Papo de Mãe
» CHORO

Como aliviar a cólica de bebês e crianças de forma natural?

Confira 4 dicas para aliviar a cólica do bebê para fazer em casa

Silmara Spine* Publicado em 18/07/2021, às 09h30

A prisão de ventre é comum em bebês
A prisão de ventre é comum em bebês


A cada dez mães, oito querem saber como aliviar as cólicas do bebê, mesmo que não sejam mães de primeira viagem. Para esclarecer essa grande dúvida cabe, primeiramente, ressaltar que a prisão de ventre é comum em bebês e crianças.


A prisão de ventre é recorrente, principalmente nos primeiros meses de vida, já que o sistema digestivo ainda não está completamente desenvolvido. Mas então, como diagnosticar as cólicas? 


Na maioria das vezes, as cólicas dão sinais ainda nos primeiros dias de vida, por volta do 10° dia após o nascimento. O bebezinho, antes calmo, passa a ter um comportamento diferente, choroso e irritado. 


O sono não é mais tranquilo e o choro passa a ser estridente, com movimentos bruscos, sinalizando a presença da dor. Para aliviar esses sintomas, em primeiro lugar, é importante saber como o bebê está se alimentando.


É importante sempre lembrar que é imprescindível, e recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que os recém-nascidos, até o sexto mês de vida, sejam alimentados somente com o leite materno. Isso porque, além de ser o alimento ideal, ele evita a tão temida cólica. 


Como nem sempre é possível o aleitamento materno, as mamães têm a opção das fórmulas, elaboradas para as necessidades do bebê. Porém, elas são responsáveis pela maioria dos casos de recém-nascidos com cólicas. 

Veja também: 


Existem diversas formas de aliviar as cólicas do bebê, muitas delas passadas de geração em geração por mães e avós.

Confira algumas: 


  1. Água com ameixa: para bebês acima de seis meses ou conforme orientação médica. Pode-se colocar uma ameixa em um copo com 50ml de água e deixar descansar durante a noite. Dar meia colher de sopa de água ao bebê pela manhã e repetir o processo uma vez ao dia (até o intestino voltar a funcionar).
  2. Mingau de aveia: para bebês acima de seis meses. Pode-se substituir os mingaus de arroz, trigo ou maisena pelo mingau de aveia, já que é rico em fibras que auxiliam a microbiota intestinal do bebê e crianças.
  3. Chá de Erva Doce: o chá de erva doce deve ser feito utilizando 100ml de água para uma colher de sopa rasa de erva doce. Deve-se ferver a água, desligar o fogo e, em seguida, adicionar a erva doce. Deixe descansar por 10 minutos, coe e ofereça ao bebe após esfriar, sem adicionar açúcar. Para bebês com menos de 6 meses, é importante falar com o pediatra antes de utilizar o chá.
  4. Chá de Camomila: essa erva medicinal possui propriedades calmantes que diminuem a dor e facilitam a eliminação das fezes. Após experimentar algumas das técnicas para acalmar o bebê, você provavelmente descobrirá qual é a mais eficaz para vocês dois. Porém, se o choro persistir e nada parecer ajudar, talvez seja a hora de procurar um médico. Seu médico poderá confirmar a cólica ou o que quer que esteja causando o choro excessivo no bebê.

Por fim, mamães e papais, apesar da frustração diante do choro do seu bebê, lembrem-se de que estão fazendo um ótimo trabalho. Logo o choro passará, então basta lembrar que vocês vão conseguir.

*Silmara Spinelli é farmacêutica bioquímica formada pela UNESP com pós graduação em administração de empresas pela FAAP, especialista em Farmacêutica Esteta e Dermaticista pelo IBECO, em Homeopatia pela USP-SP e em Manipulação Magistral Alopática pela Anfarmag CFF. É fundadora da Empório Magistral renomada Farmácia de Manipulação de São Paulo com 16 anos de tradição, liderada por mulheres em busca de excelência, inovação e cuidado diferenciado com o cliente. Site: Empório Magistral 

Instagram: @SilmaraSpinelli

Assista ao Papo de Mãe sobre prisão de ventre.

Dicas0 a 2 anosSaúde