Papo de Mãe
» HIGIENE

Como fazer lavagem nasal em crianças

A pediatra Ana Laura Kawasaka, do Saúde4kids, conversa com a otorrinolaringologista da Santa Casa de São Paulo, Taciane Brinca, sobre o benefício da lavagem nasal e como fazer na criança

Redação Papo de Mãe Publicado em 23/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h11

A pediatra Ana Laura Kawasaka explica sobre lavagem nasal - (Foto: Reprodução Papo de Mãe)
A pediatra Ana Laura Kawasaka explica sobre lavagem nasal - (Foto: Reprodução Papo de Mãe)

“Lavar o nariz evita infecções e crises de alergia, rinite e asma. Um hábito que deve ser criado desde cedo”, afirma a otorrinolaringologista.

A lavagem nasal tem benefícios e pode ser preventiva. Mesmo se a criança não estiver doente. “Lavar o nariz é limpar o terreno”, resume a médica Taciane Brinca. Estudos mostram que a lavagem nasal é eficaz para diminuir a incidência de infecções respiratórias.

O melhor caminho para melhorar a nossa saúde é através da informação." (Taciane Brinca)

A lavagem limpa o filtro do ar, que é o nariz. Estando limpo, ele combate melhor bactérias e vírus que vêm pelo ar.

O jeito correto de fazer a lavagem nasal é com soro fisiolólogico a 0,9%, encontrado facilmente nas farmácias e com um pH adequado à mucosa nasal, e ele deve estar na temperatura do corpo (pode aquecer no microondas por 10 segundos mais ou menos). Importante testar a temperatura e depois guardar a garrafa de soro na geladeira.

Veja também:

Quanto maior o volume de soro utilizado, maior é a limpeza feita. Pode usar seringa ou embalagens específicas que existem nas farmácias. Acima de 2 anos, volume de no mínimo 10ml em cada narina já é indicado. Precisa manter um jato contínuo e sem uma pressão forte. O soro entra por uma narina e sai pela outra.

As médicas ressaltam que o soro não vai para o pulmão.

“Lavar o nariz evita infecções e crises de alergia, rinite e asma. Um hábito que deve ser criado desde cedo”, afirma a otorrinolaringologista, lembrando que nesta época do ano aumentam os casos de doenças respiratórias em crianças.

Assista ao vídeo das médicas Ana Laura Kawasaka e Taciane Brinca sobre lavagem nasal e se inscreva no canal do YouTube do Papo de Mãe:

ColunistasBebêCriançaSaúde4kids - pediatrasVídeos