Papo de Mãe
» ESCOTEIROS

Conheça o movimento escoteiro

Saiba mais sobre a origem do escotismo, o movimento escoteiro, e suas ações

Marileis Pinto e Tatiana Motomatsu Tanabe* Publicado em 18/12/2021, às 06h00

#DescreviPraVocê: foto mostrando a Tropa Escoteira do Grupo Escoteiro Falcão Peregrino em formação de “ferradura” durante cerimônia de Hasteamento da Bandeira Nacional em um conjunto de mastros feitos em bambu. - Fotos: divulgação
#DescreviPraVocê: foto mostrando a Tropa Escoteira do Grupo Escoteiro Falcão Peregrino em formação de “ferradura” durante cerimônia de Hasteamento da Bandeira Nacional em um conjunto de mastros feitos em bambu. - Fotos: divulgação

Quando em 1907, um militar inglês condecorado chamado Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, mais tarde Lorde Baden Powell de Gilwell, resolveu fazer um acampamento com jovens e crianças de diferentes classes sociais na Ilha de Brownsea, ele mesmo não esperava que hoje seria o maior movimento juvenil do mundo.

escoteiro
Lorde Baden Powell de Gilwell

#DescreviPraVocê: foto antiga em preto e branco do fundador do Movimento Escoteiro Lorde Baden Powell de Gilwell. Homem idoso, branco, cabelos e bigode grisalhos, traja uniforme escoteiro, lenço de chefe escoteiro e chapéu.

Escotismo. É assim que se chama este movimento de educação não-formal que ensina, diverte, inspira e promove mudanças individuais e coletivas nas comunidades onde atua. Os escoteiros estão espalhados por quase todos os países do mundo, fazendo a diferença na vida de jovens participantes a partir do cumprimento da Lei Escoteira e da Promessa Escoteira, sempre respeitando as diferenças culturais de cada país.

Lei Escoteira

  • O Escoteiro é honrado e digno de confiança.
  • O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
  • O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros.
  • O Escoteiro é cortês.
  • O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.
  • O Escoteiro é obediente e disciplinado.
  • O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
  • O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
  • O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

Promessa Escoteira

Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer à Lei Escoteira; 

Gerações de crianças e jovens foram confiadas ao Movimento Escoteiro por seus pais para participar das chamadas atividades na sede, nas quais o “aprender fazendo” é exercitado com atividades ao ar livre e praticando a vida em equipe por meio de atividades variadas, divertidas e relevantes. Também existem as atividades externas, que são eventos fora da sede do grupo escoteiro que podem sem acampamentos, excursões, jornadas, visitas, etc. Sempre promovendo o desenvolvimento dos jovens.

Assista ao Papo de Mãe sobre cidadania

escoteiros
Grupo escoteiro Falcão Peregrino

#DescreviPraVocê: foto tendo como fundo as Cataratas do Iguaçú e em primeiro plano jovens e adultos do Grupo Escoteiro Falcão Peregrino usando camisetas azuis claras, bermudas e lenços escoteiros durante o Jamboree Escoteiro Interamericano realizado em Janeiro de 2020.

Para auxiliar no desenvolvimento do jovem, existe a figura do adulto voluntário, que atua como um irmão mais velho que cuida, ensina, protege e guia cada jovem em seu aprendizado. Esse adulto voluntário pode ter sido formado no próprio grupo escoteiro, tendo sido membro juvenil e que agora esteja contribuindo como escotista. Nesse momento, ele tem a oportunidade de retribuir todo o aprendizado e vivência escoteira tão fundamentais em sua formação, escolhendo a maneira de participar, seja como adulto atuante junto aos jovens ou contribuindo na área administrativa do grupo escoteiro, como dirigente.

Este adulto também pode ser um pai ou uma mãe de algum jovem, que abraçou a oportunidade de ser voluntário e participar da vida escoteira de seus filhos. Nesse caso, os pais podem se tornar adultos voluntários (escotistas) e atuar diretamente com jovens ou serem pais de apoio, contribuindo nas mais diversas funções e de acordo com sua disponibilidade. Em ambos os casos, a ajuda e a participação dos pais no voluntariado nos grupos escoteiros é sempre muito bem-vinda.

escoteiros
Acão do grupo escoteiro Falcão Peregrino

#DescreviPraVocê: foto mostrando em primeiro plano muitas marmitas empilhadas e ao fundo voluntários e pais de apoio usando máscaras e touquinhas em sinal de saudação alegre durante o evento Marmita Solidária realizado pelo Grupo Escoteiro Falcão Peregrino na capital paulista.

maes
Caption

#DescreviPraVocê: Na cozinha do Grupo Escoteiro Suzano, estão de pé três mulheres: duas mães de jovens usam calça e camiseta, têm cabelos presos e usam máscara. A terceira, usa vestimenta escoteira, tem cabelos curtos, usa lenço escoteiro e máscara. Todas estão em uma cozinha preparando a refeição dos escoteiros em uma atividade de final de ano.

Muitas mães e pais relatam a oportunidade do voluntariado no grupo escoteiro como uma forma de participar da vida escoteira dos filhos, forma de realização pessoal, experiência de participar de um coletivo e outras coisas.

Quando uma criança ou jovem chega a um grupo escoteiro acompanhada de seus responsáveis, é recebida por um adulto voluntário que fornece informações sobre seu ingresso no Movimento, fazendo um acolhimento da família, mostrando as instalações, apresentando pessoas, falando sobre o Método Escoteiro e direcionando o jovem para o ramo de acordo com sua idade:

  • 6, 5-10 anos (Ramo Lobinho)
  • 11-14 anos (Ramo Escoteiro)
  • 15-17 anos (Ramo Sênior)
  • 18-21 anos (Ramo Pioneiro)

Uma vez acolhido no grupo, o jovem é incentivado a trabalhar em sua progressão pessoal, sempre com a orientação de seu monitor, também um jovem, e os adultos responsáveis da sessão. Nessa busca por seu desenvolvimento, ele aprende, multiplica conhecimentos e contribui para a melhoria do seu entorno e das pessoas com quem convive. É nesse momento que o jovem conquista distintivos, tão característicos à figura dos escoteiros. São sempre fruto de estudo, pesquisa e dedicação.

jovem
Alice recebe distintivo

#DescreviPraVocê: a jovem Alice usando o traje escoteiro e recebendo o distintivo especial “Escoteiro da Pátria”, acompanhada de familiar e seu chefe escoteiro no Grupo Escoteiro Suzano, Antônio, durante cerimônia no Grupo Escoteiro Suzano.

Completando 21 anos, o jovem é convidado a continuar no grupo escoteiro como adulto voluntário, quando poderá retribuir com os conhecimentos adquiridos em sua jornada como jovem para a evolução e aprendizagem dos mais novos.

A participação da família é muito relevante para o desenvolvimento e aprendizado do jovem no Movimento Escoteiro, cabendo a ela acompanhar o progresso do jovem, incentivar seu crescimento, manter contato constante com os adultos voluntários e caso queiram, contribuir direta ou indiretamente como pais de apoio no cotidiano do grupo ou em ocasiões específicas.

O Movimento Escoteiro é representado no Brasil pela União dos Escoteiros do Brasil, que é a única instituição reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME), que está presente em todos os Estados e no Distrito Federal com aproximadamente 111 mil jovens e adultos registrados.

carteirinha
carteirinha

#paratodosverem: Carteirinha de associado da União dos Escoteiros do Brasil referente ao ano de 2021. Em formato de cartão, um retângulo com fundo azul marinho em tangram com detalhes em branco. Ao centro, uma flor-de-lis também em tangram colorido. Abaixo dela, a frase “Escotismo: Transformar Para Crescer”. Abaixo, os dados do associado, na parte superior, o logo da instituição e o ano de 2021.

Inclusão

Seguindo as diretrizes do Movimento Escoteiro, a instituição promove ações que visam a inclusão de jovens e adultos com deficiência, orientando boas práticas inclusivas nos grupos escoteiros.

inclusão
Inclusão

#DescreviPraVocê: distintivo em formato sextavado com contorno em preto e fundo cinza claro, mostrando figuras de meninos e meninas em roda, no meio a figura de um cadeirante. As escritas: na parte superior “Inclusão” e na parte inferior interna do distintivo “escotismo”.

A equipe da Região de São Paulo, dos Escoteiros do Brasil, procura promover a inclusão de pessoas com deficiência, bem como tem dado atenção especial à diversidade preparando os adultos voluntários para receber e incluir jovens e adultos com deficiência que queiram participar do Movimento Escoteiro, através de capacitação de adultos presenciais e online. A inclusão socioeconômica também faz parte das pautas levantadas pelos Escoteiros, buscando incluir pessoas de todas as classes sociais que queiram se juntar aos Escoteiros do Brasil. Uma das ferramentas para a formas de inclusão é a adequação de material de comunicação da Região de São Paulo, viabilizando a acessibilidade do conteúdo. Algumas das medidas tomadas para tornar a comunicação mais acessível são a tradução em Libras do conteúdo audiovisual e a audiodescrição de vídeos e imagens. 

Veja também

Agora que você conhece o Movimento Escoteiro, sinta-se bem-vindo(a) aos muitos grupos escoteiros espalhados por 745 municípios brasileiros. Você pode acessar clicando aqui e procurar o grupo escoteiro mais próximo de sua casa, digitando o CEP de sua residência.

Esperamos por vocês ansiosamente!

Assista ao vídeo do Escoteiros do Brasil

*Marileis Pinto é secretária de escola, diretora de ética e disciplina do Grupo Escoteiro Suzano 37/SP, Coordenadora de Inclusão do 15 Distrito Escoteiro Alto Tietê

marileis
Marileis Pinto

*Tatiana Motomatsu Tanabe é artesã e mãe voluntária do Grupo Falcão Peregrino

tatiana
Tatiana Tanabe

ColunistasAdolescenteCriança