Papo de Mãe
» TELAS E CRIANÇAS

De vilão a mocinho: como usar o celular de forma educativa e prazerosa

Há várias orientações para o limite do uso do celular por crianças. Como utilizar de maneira positiva?

Maiara Bezerra Rorato* Publicado em 11/01/2022, às 06h00

Como usar o celular de maneira positiva?
Como usar o celular de maneira positiva?

Grande parte das famílias tem este problema: o excesso do uso do celular pelas crianças. Situação essa que foi agravada pela pandemia — quando as crianças ficaram em casa sem escola e com os pais trabalhando. O uso excessivo do dispositivo eletrônico não é benéfico. Isso é um fato. Mas a sua utilização pelos pequenos já é uma parte da rotina, não é mesmo?

Usar o celular com hora marcada e por pouco tempo é uma prática de muitos pais. Também percebemos durante a pandemia que estamos todos despreparados para esta era tecnológica e tivemos que aprender rápido. Médicos com consultas online, escolas com aulas remotas e aplicativos para resolver qualquer burocracia já são realidade.

No âmbito escolar, os aplicativos de celular já vêm sendo usados para auxílio da alfabetização em atividades realizadas em ambientes virtuais. Isso aumenta as vivências dos conteúdos trabalhados em sala de aula. E como nós, pais, podemos utilizar o celular e esses conteúdos para ajudar as crianças a ler e escrever?

Assista ao Papo de Mãe sobre celular

Primeiro, é importante reforçar que, hoje em dia, muitas crianças possuem acesso a aparelhos eletrônicos e seus aplicativos, mas de forma descontrolada. Isso transforma o que deveria ser produtivo em algo sem função e desmotivador. Os pais e professores podem auxiliá-las com indicativos de atividades que podem ser divertidas e que, ao mesmo tempo, ajudem em sua educação.

Atualmente existem muitos aplicativos que trazem a alfabetização de forma lúdica e divertida. São apps que desafiam as crianças a superar os seus conhecimentos. Mas esses mesmos aplicativos, quando usados sem propriedade, perdem sua validade.

Para usar esses aplicativos é importante que os pais conversem com professores e psicopedagogos. Esses profissionais podem ajudá-los a pensar em atividades concretas e oferecer o suporte necessário, inclusive sobre o tempo de uso dos aparelhos.

Veja também

Alguns exemplos de aplicativos funcionais para alfabetização são EduEdu, BiniAbc, Silabando e Lelê Sílabas. Também existem outros jogos de raciocínio lógico que podem ser importantes para a alfabetização, como Braingames e Unblock Car.

Transforme o momento do seu filho no celular em algo prazeroso, educativo e em uma atividade que vocês possam estar juntos. Bem-vindos à era da tecnologia.

*Maiara Bezerra Rorato é psicopedagoga da ARTE PSICO

ColunistasEducação