Papo de Mãe
» AMAMENTAÇÃO

Dicas de amamentação durante as viagens em família

Confira algumas dicas para viajar com segurança e tranquilidade, garantindo a adequada nutrição do seu bebê

Dra. Mariana Vilasboas Publicado em 25/11/2021, às 11h13

O leite materno é o melhor alimento para seu bebê
O leite materno é o melhor alimento para seu bebê

Pensar em viajar com um recém-nascido pode deixar as mães, em especial as de primeira viagem, com receio em relação à alimentação do seu bebê.

Além disso, quando o assunto é amamentação, devemos ter alguns cuidados especiais. Separei algumas dicas para as mamães viajarem com segurança e tranquilidade, garantindo a adequada nutrição do seu bebê.

A primeira dica é se programar: organize um pequeno checklist com providências que devem ser tomadas antes de embarcar no carro, ônibus, navio ou avião, bem como um roteiro, tempo de viagem e hospedagem.

Lembre-se: o planejamento prévio pode evitar dores de cabeça e ajudar a deixar apenas boas recordações da viagem.

Assista ao Papo de Mãe sobre segurança nas férias

Se o meio de transporte for automóvel, planeje os locais das paradas, pois não é indicado a amamentação dentro do veículo em movimento, devido aos riscos de acidentes. O bebê deve estar o tempo todo na cadeirinha com cinto de segurança. Estacione em local seguro para amamentar.

Em relação às viagens aéreas, o ideal é solicitar assentos na primeira fileira, reservados para passageiros especiais, como bebês. A amamentação durante a viagem aérea é prática e segura.

A minha dica é: amamente durante a decolagem e aterrissagem. O processo de deglutição ajuda os bebês a se adaptarem na mudança de pressão que ocorre nesses momentos do vôo, prevenindo ou minimizando a ocorrência de desconforto ou dor de ouvido.

Veja também:

A terceira dica é para as mamães: escolham roupas confortáveis. Optem por blusas com botão ou zíper para um acesso mais fácil no momento da mamada, além do sutiã de amamentação. Além da troca de roupas para o seu bebê, não esqueça de você! Leve uma blusa extra em sua mala de mão para que você possa trocar para o caso do bebê regurgitar ou qualquer outro imprevisto.

Para finalizar, a última dica é que é ideal consultar o pediatra sempre antes de viajar, para avaliação das condições de saúde da criança e recomendações específicas. Não se esqueça do cartão de vacina do bebê, medicamentos de uso pessoal e contínuo.

O leite materno é o melhor alimento para seu bebê, sendo recomendada e incentivada a amamentação em livre demanda durante toda a viagem!

Pediatra Mariana Vilasboas
Pediatra Mariana Vilasboas

*Dra. Mariana Vilasboas é pediatra da Pineapple Medicina Integrativa. Graduada em Medicina pela UniFipMoc -1ª turma de 2013. Residência Médica em Pediatria - Santa Casa de Montes Carlos 2018 e Pós graduada em neonatologia IBCMED

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

ColunistasBebê