Papo de Mãe
» SAÚDE DA MULHER

Drenagem linfática na gravidez: o que pode e o que não pode

Esclareça suas dúvidas sobre drenagem linfática com Rebecca Faria, massoterapeuta das celebridades

Redação Papo de Mãe Publicado em 21/05/2022, às 06h00

A drenagem linfática diminui a retenção de líquidos
A drenagem linfática diminui a retenção de líquidos

O inchaço – e o cansaço – são sintomas comuns na gravidez. A retenção de líquido, causado pela progesterona, e a má circulação, gerada pelo aumento do útero e compressão da veia que transporta o sangue para o coração, dificultam o dia a dia das grávidas. Atividades simples como sentar e levantar e até caminhar podem se tornar tarefas difíceis. Por isso, muitas gestantes recorrem à drenagem linfática para tentar minimizar o problema, que acomete principalmente as pernas, pés e tornozelos. 

Esse tipo de massagem se caracteriza por manobras (pressão) que direcionam os líquidos e toxinas do corpo para as estruturas do sistema linfático, onde são eliminados através da urina. Os benefícios são inúmeros:

  • Diminui o inchaço nas pernas e pés

  • Diminui a retenção de líquidos

  • Previne a sensação das pernas cansadas

  • Melhora a circulação sanguínea

  • Melhora a nutrição e oxigenação dos tecidos

  • Aumenta a eliminação de toxinas

  • Alivia a dor e tensão muscular

  • Promove o relaxamento e bem-estar geral

  • Acelera a recuperação pós-parto

Sugestão: assista ao Papo de Mãe sobre

cuidados com a pele na gravidez

Como a gravidez é uma condição delicada e especial, muitas dúvidas surgem em relação à realização da drenagem linfática nesse período. Rebecca Faria, terapeuta licenciada em drenagem linfática nos Estados Unidos, mestre em Estética Corporal e especialista em Medicina Oriental, esclarece algumas delas. 

1. Em qual período da gestação posso fazer drenagem?

A drenagem linfática pode ser executada a partir do segundo trimestre de gestação, desde que a paciente não tenha contraindicação médica.

2. Qual é a periodicidade ideal?

Durante a gravidez, o acúmulo de água no corpo, especialmente nas pernas, é muito intenso. Se a paciente tiver disponibilidade, o ideal é fazer drenagem duas vezes por semana. 

3. Qualquer gestante pode fazer?

A drenagem linfática na gravidez é indicada para gestantes que não tenham restrições médicas, como hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda ou qualquer doença relacionada ao sistema linfático. 

Veja também:

4. O bebê corre algum perigo?

Não há nenhum risco para o bebê. A drenagem estimula apenas os sistemas linfático e venoso. Os profissionais que realizam drenagem linfática não tocam em regiões próximas ao feto. 

5. Quais são as posições mais seguras?

Na execução da drenagem em gestantes, a paciente deve deitar na cama de massagem de frente, com a parte das costas elevada. Para a drenagem na parte posterior das pernas, a paciente deve deitar de lado, com um travesseiro entre as pernas para dar maior conforto, uma vez que a gestante não pode deitar de barriga para baixo. 

6. A drenagem pode ser realizada no pós-parto?

Deve. No pós-parto a retenção de líquido é igual ou maior que durante a gravidez. Se a paciente teve o bebê de parto normal, a drenagem pode ser efetuada normalmente, com movimentos sutis na região do abdômen sem restrição de tempo. A paciente que fez cesariana também pode fazer drenagem linfática desde que o abdômen não seja tocado por um período de 1 a 2 meses, dependendo da cicatrização e sensibilidade da paciente. É muito importante seguir sempre a orientação do médico.

“A drenagem linfática manual na gravidez deve ser feita por um profissional qualificado. A técnica de massagem requer cuidados especiais nestes casos. É fundamental ter o domínio da localização dos linfonodos e a pressão das mãos é um elemento essencial para o resultado desejado”, lembra Rebecca Faria, que cuida atualmente, em Beverly Hills, da tenista russa Maria Sharapova, grávida de seu primeiro filho. Ela faz drenagem duas vezes por mês. As celebridades britânicas Rosie Huntington-Whiteley e Petra Ecclestone também fizeram tratamento com Rebecca quando estavam grávidas. 

Rebecca Faria
Rebecca Faria

*Com 10 anos de experiência, a brasileira Rebecca Faria fundou a empresa Detox by Rebecca (@detoxbyrebecca), em 2018, na Califórnia, e, atualmente, possui uma lista de espera com mais de 1.500 mulheres. Em março desse ano, abriu um spa em Beverly Hills e tem entre suas clientes as irmãs Kardashian, Ariana Grande, Jennifer Aniston, Kris Jenner, Hailey Bieber, Becky G, Lucy Hale, Sofia Vergara, Joey King, Sophia Stallone, Chloë Grace Moretz, entre outras. 

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook