Papo de Mãe
» SAÚDE DO ADOLESCENTE

O coração do adolescente com câncer

Entenda a relação entre os batimentos cardíacos do coração de um adolescente e o câncer

Edmo Atique Gabriel* Publicado em 14/03/2022, às 06h00

O coração sempre merece atenção
O coração sempre merece atenção

Quando se fala em câncer, imediatamente começamos a pensar em algumas coisas - diagnóstico precoce, luta pela vida e busca incansável por novas terapias.
A ciência continuamente tenta encontrar pistas para melhor caracterizar esta terrível doença. Um aspecto extremamente interessante e que merece atenção de todos nós é a correlação entre o comportamento dos nossos batimentos cardíacos e o câncer.

Precisamos lembrar, primeiramente, que o câncer, em linhas gerais, representa um processo inflamatório intenso associado ao descontrole da multiplicação das células. Para ficar mais fácil de entender, o câncer se instala em um determinado órgão de tal forma que as células deste órgão, anteriormente saudáveis, começam a se multiplicar de acordo com um ritmo “estranho “ e agressivo. Dali em diante, o controle da doença tende a ficar cada vez mais difícil.

Esta mudança no comportamento das células de um certo órgão acarreta repercussões em outras partes do corpo e também em parâmetros vitais para nossa saúde, como a pressão arterial e os batimentos cardíacos. Possivelmente muitas mudanças metabólicas podem ser desencadeadas por um câncer, promovendo sobrecarga e estresse ao trabalho do coração.

Assista ao Papo de Mãe com Dr.Edmo Gabriel

Todos nós, ao longo de um dia comum, apresentamos uma certa variabilidade de batimentos cardíacos. Algumas condições interferem nesta variabilidade, como o frio , calor, sensação de dor , sensação de fome, estado de ansiedade, irritabilidade e os níveis de poluição atmosférica.

Dessa forma, é considerado normal que um adolescente conviva com elevações e quedas dos batimentos cardíacos ao longo do mesmo dia.
Alguns tipos de câncer podem, ao longo de seu curso natural, provocar mudanças mais repentinas e mais acentuadas nos batimentos cardíacos de um adolescente e este cenário passa a ser altamente indicativo da evolução e prognóstico destas doenças.

Em geral, quando acompanhamos um adolescente que está lutando contra um câncer, a tendência é focar na aparência física, no emagrecimento, na perda de massa muscular e em alguns sinais ou sintomas muito comuns como falta de ar, febre e perda de apetite. No entanto, cada vez mais tenho sido estudada esta relação entre os batimentos cardíacos e o câncer.

Veja também

Muitos estudos têm demonstrado que, quando os batimentos cardíacos atingem níveis muito elevados e permanecem nesta condição por tempo indeterminado, o prognóstico do câncer tende a não ser favorável.

Quando a frequência cardíaca se estabelece em níveis elevados por tempo prolongado, ocorrem alterações no funcionamento de outros órgãos - acúmulo de líquidos nos pulmões ( “água” nos pulmões), declínio mental ( comprometimento da memória e do raciocínio) e redução progressiva da diurese. Vejam que esta mudança nos batimentos cardíacos, causada pela atividade inflamatória de alguns tipos mais agressivos de câncer, pode abreviar significativamente o tempo de sobrevida.

Estes três tipos de câncer citados - pulmão, intestino e pâncreas, quando não diagnosticados de forma precoce, costumam exigir tempo prolongado de quimioterapia. Não bastasse isto, estes tumores comprometem o equilíbrio alimentar, não somente por afetar a flora intestinal deste adolescente mas também por liberar toxinas que causam muita perda de apetite.

A quimioterapia consiste em um tratamento eficaz mas também tóxico , podendo contribuir para a cardiotoxicidade, ou seja, efeitos tóxicos dos medicamentos quimioterápicos no músculo do coração.

O impacto do câncer na flora intestinal e qualidade alimentar deste adolescente, juntamente com os efeitos tóxicos da quimioterapia, acaba causando anemia também, a qual é mais um mecanismo que favorece a elevação dos batimentos cardíacos. Esta anemia pode ocorrer pelo fato do câncer provocar hemorragias, por mudar a absorção intestinal dos nutrientes e por causar perda de apetite com redução do aporte de ferro para nosso organismo.

A radioterapia pode ser um outro tipo de tratamento para o câncer, como no caso de um câncer de pulmão mais agressivo. Este tipo de radiação pode causar pequenas queimaduras nos tecidos e, no caso da radioterapia para câncer de pulmão, o coração acaba sendo comprometido também. Estes efeitos da radiação inflamam o músculo cardíaco(miocárdio ), causando uma miocardite, a qual pode cursar com falência aguda ou crônica do coração. Este tipo de miocardite pode manter os batimentos cardíacos elevados também por tempo indeterminado.

Para finalizar esta discussão sobre o impacto do câncer no comportamento dos batimentos cardíacos dos adolescentes, vale acrescentar que é muito natural que quadros depressivos estejam presentes desde o diagnóstico do câncer e durante todo o tratamento. Quem enfrentou ou está enfrentando uma depressão , sabe que constantemente ocorre elevação dos batimentos cardíacos e sintomas associados como falta de ar e perda de apetite.

Sempre que alguém é diagnosticado com câncer, a vida desta pessoa muda completamente. São muitas sensações reunidas em um único corpo - medo , apreensão , dor, cansaço e coração acelerado . Este último deve ser muito bem acompanhado, pois tem importância durante o tratamento , especialmente para melhor compreensão do prognóstico. Lutar contra o câncer também é vigiar os batimentos cardíacos ao longo de todo o processo.

edmo
Dr.Edmo Atique Gabriel

*Dr. Edmo Atique Gabriel é cardiologista, cirurgião cardio vascular e nutrólogo. @edmoagabriel

ColunistasEdmo Atique Gabriel