Papo de Mãe
» COMIDA E CULTURA

Epifanias para um novo ano - desejo de reconexão e da rota do caminho do bem

A colunista Ariela Doctors fala dos desejos para o novo ano e traz uma receita de pesto de rama de cenoura

Ariela Doctors* Publicado em 14/01/2022, às 06h00

Pesto de rama de cenoura
Pesto de rama de cenoura

Omicron.

Mais uma onda.
Mais distanciamento.
Mais incertezas e dúvidas.
Menos liberdade.
Menos convivência e sociabilidade.
O mundo realmente parece ter saído dos trilhos. O que será dessa nova geração?

Vejo meus filhos cada dia mais enquadrados e plugados em seus dispositivos eletrônicos. Nada de novo. Jogos eletrônicos, filmes, séries, conversas com amigos. Tudo virtual, tudo igual, tudo pixelado, automatizado, tudo frio e distanciado.
Pelo menos saem do quarto para as refeições. Só que não.

- Mãe, agora não dá! Tô terminando uma partida. Como depois. Tô sem fome.

As desculpas são diversas e o afastamento é cada vez maior. Como fazer para que seu filho pré adolescente ou adolescente se desconecte das telas e se reconecte ao que mais interessa?

Não é uma tarefa fácil. Eu mesma passo horas e horas na frente das telas. Trabalhando, me informando, me entretendo ou simplesmente “descansando”, o fato é que hoje em dia é preciso se obrigar e, por que não, se permitir viver o presencial, o natural.

Assista ao Papo de Mãe sonre alimentação

Nunca soubemos o que é de fato real. Mas, nesses tempos de revolução tecnológica, alta exposição midiática, desmedida quantidades de informações que recebemos, enxurrada de fotos, vídeos, likes, mensagens...ufa! Me parece que o real ficou mais nítido e palpável, pelo menos para mim.

Estar com e na natureza nunca foi tão primordial. Ainda mais fundamental para nossas filhas e filhos. O distanciamento entre crianças e natureza nos dias de hoje revela-se uma crise significativa e sem precedentes.
E os resultados são importantes para esta nova geração. Problemas de saúde como obesidade, hiperatividade, déficit de atenção, baixa motricidade, desequilíbrio, depressão, tristeza e miopia foram detectados e relacionados em várias pesquisas neste campo. O jornalista e escritor Richard Louv inclusive inventou o termo “transtorno do déficit de natureza” para descrever este fenômeno que afeta as nossas infâncias. Ele é autor do livro A Última Criança na Natureza.

Paralelamente, há alguns anos, vemos surgir outras tantas pesquisas que demonstram uma série de contribuições que a convivência com a natureza pode oferecer. Além de mitigar as complicações na área da saúde, essa reconexão oferece o desenvolvimento de diversas habilidades como a criatividade, a autoconfiança, o aumento da capacidade de escolhas e de tomada de decisões, o protagonismo, a empatia, o respeito e o senso de pertencimento.

Com este emparedamento que estamos vivendo, especialmente no contexto urbano e durante a pandemia, este caminho está cada vez mais desviado. Para além dos espaços externos, precisamos encontrar um meio para que as crianças expressem esse lugar de liberdade e entrem em contato com o natural.

Pensando em tudo isso, ao cortar a rama de um maço de cenouras fresquinho para fazer um delicioso pesto, me voltou a ideia de convidá-los para cozinha.
Deu muito certo. Apesar de ainda estarmos num ambiente fechado, por algumas horas, foi possível abstrair em meio a cenouras, nabos, verdes comestíveis, farinhas, grãos, sementes e tantos outros aromas e texturas naturais.

Meu profundo desejo nesta nova volta que daremos em torno do sol é que nosso planeta pegue carona no rabo de um cometa e encontre neste vasto universo uma onda positiva para voltar a surfar. No caminho do bem.

Enquanto isso, cozinhemos!
Veja esta receita deliciosa de pesto feita com as ramas da cenoura que, além de nos aproximar da natureza, ajuda a não desperdiçarmos nadinha que esta incrível terra nos dá!

Pesto com rama de cenoura Ingredientes

pesto
Pesto de rama de cenouras

●  1 xícara de chá de folha de cenoura (pode substituir por folhas e talos que preferir ou tiver em casa. usualmente, o pesto é feito com manjericão)

●  1⁄2 xícara de chá de salsinha

●  1⁄2 xícara de chá de nozes (pode ser outra semente como amêndoa ou

castanha de baru)

●  1⁄4 xícara de chá de parmesão ralado

●  4 colheres de sopa de azeite

●  1 dente de alho

●  sal a gosto

Modo de Preparo

●  Pique as folhas da cenoura, a salsinha e bata no liquidificador ou processador com o azeite, o alho, as nozes e o sal;

●  Use imediatamente numa massa, com torradas ou guarde num pote de vidro na geladeira, coberto com azeite.

Utensílios

●  Tábua

●  Faca

●  Liquidificador ou processador

●  Colheres de sopa

●  Pote de vidro

Você pode acessar outras receitas no site Comida e Cultura e conhecer mais do nosso trabalho no @projetocomidaecultura e no canal de youtube Comida e Cultura.

Veja também

Fontes:

● https://www.youtube.com/watch?v=OxNimBfT0Lg

● https://conexaoplaneta.com.br/blog/ultima-crianca-na-natureza/

● www.criancaenatureza.org.br/biblioteca/

ariela
Ariela Doctors

*Ariela Doctors é chef, comunicadora e mãe

ColunistasAriela Doctors