Papo de Mãe
» INCLUSÃO

Festas de fim de ano: um desafio para crianças neurodivergentes

Confira algumas dicas importantes que ajudam a trabalhar a socialização e a interação de crianças neurodivergentes

Eloize Franco* Publicado em 03/12/2021, às 12h44

Inclua seu filho nas atividades de natal
Inclua seu filho nas atividades de natal

O Natal e o Ano Novo são celebrações com muita luz, enfeites, sons, mudança de rotina e pessoas diferentes. O que é uma festa para algumas pessoas pode representar um grande desafio para crianças neurodivergentes, que se incomodam com todas essas mudanças em seu ambiente. Mas este também é um período em que os pais podem ajudá-las a trabalhar a socialização e a interação. Para isso, é preciso seguir algumas dicas fundamentais.

O primeiro passo exige uma reflexão sobre o limite de seu filho: como é a comunicação comigo e com terceiros? Quanto meu filho gosta de estar próximo de outros adultos/crianças? O que posso fazer para acalmá-lo?

Diante desses contextos, reconheça os limites da criança e estimule aquilo que ela é capaz de oferecer, com demandas de baixo custo nas quais a probabilidade do reforço a ser disponibilizado seja grande.

Sugestão: Assista ao Papo de Mãe sobre diagnóstico de autismo 

Confira algumas dicas:

  •  Não deixe a rotina de lado. Para isso, crie uma sequência de atividades com a criança, estipulando ações reforçadoras e que contribuam para seu desenvolvimento.

  •  Explique com antecedência os acontecimentos das confraternizações de fim de ano, as pessoas que lá estarão, o que irá acontecer e as brincadeiras envolvidas. O uso de recursos visuais pode ser necessário.

  • No momento de planejar as férias, conte ao seu filho quais são seus planos. Explique com antecedência o que vai acontecer, quando e onde vai acontecer e o que vai ser divertido para ela. Repita várias vezes tanto para as crianças verbais como para as não verbais.

Veja também:

  •  Dê oportunidade de escolha ao seu filho. Isso pode aliviar a ansiedade e evitar comportamentos inadequados. Essa escolha pode ser feita por meio de duas imagens que representam as opções de escolha e também pode ser realizada por meio da instrução vocal.

  • A primeira atividade a ser realizada deve ser a de escolha da criança e a próxima deve ser a da escolha do responsável. Avise com antecedência e estipule combinados.

  • Elogie bons comportamentos para que eles sejam mantidos. Aproveite e encha seu pequeno de beijos e abraços.

  • Inclua seu filho nas tarefas. Diante da rotina já estruturada, inclua seu filho nas atividades da casa, monte a árvore de natal junto com ele, peça ajuda para embrulhar os presentes (ou simplesmente colar a etiqueta) ou preparar alguma comida natalina.

  • Caso seja necessário, pense em estabelecer pausas para que o seu filho possa se regular. Tente reservar um espaço onde ele possa ficar longe do aglomerado de gente e do barulho excessivo ou daquilo que o incomoda.

Com essas dicas em mãos, aproveitem as festas e bom divertimento para todos!

*Eloize Franco, psicóloga da ARTE PSICO

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook