Papo de Mãe
» INCLUSÃO

Fundação Dorina Nowill: há 75 anos trabalhando pela educação e inclusão das pessoas com deficiência visual

Instituição utiliza o sistema braille para garantir o aprendizado e o acesso à informação de pessoas cegas e com baixa visão

Inclua Mundo* Publicado em 18/06/2021, às 07h00

Inclua Mundo é um programa do canal Papo de Mãe
Inclua Mundo é um programa do canal Papo de Mãe

Um sistema de escrita e leitura tátil usado para alfabetizar e educar as pessoas cegas ou com baixa visão. Esse foi o grande meio de transformação usado por Dorina Nowill para trazer acessibilidade ao Brasil. Ela, que ficou cega aos 17 anos, foi uma das responsáveis por trazer o sistema braille ao País, por meio de livros e uma imprensa braille completa, com maquinários, papel e outros materiais.

Nesta edição do Inclua Mundo, você vai se surpreender com a história de uma das maiores instituições dedicada à pessoa com deficiência visual, responsável pela produção e distribuição de livros em braille, falados e digitais acessíveis. E irá conhecer um dos maiores Parques Gráficos em Braille da América Latina, que incentiva a leitura, a reabilitação e a empregabilidade. Com as histórias do Alexandre Munck - superintendente executivo - e da Regina Oliveira - coordenadora de revisão braile -, será possível entender a importância do braille como meio de acesso para pessoas com deficiência visual e do enorme alcance do trabalho de produção da Fundação Dorina Nowill Para Cegos.

Veja também

A pedagoga Valéria Rodrigues, junto à articuladora da Rede de Leitura Inclusiva, Perla Assunção, e ao diretor da Biblioteca Central do Estado da Bahia, Marcos Viana, refletem sobre a importância da leitura no processo de alfabetização e o quanto o acesso a livros em braille contribui para dar oportunidades, levar informação, capacitar profissionais, manter projetos e garantir a inclusão. Assista ao Inclua Mundo e conheça o processo de inclusão e socialização na prática, garantido por meio de materiais produzidos em braille! Texto para o Instagram: A edição fresquinha do Inclua Mundo está no ar!

Neste programa a história de mais de 75 anos da Fundação Dorina Nowill é apresentada por pessoas que se beneficiam do trabalho realizado por ela no dia a dia. As publicações de livros e demais materiais feitos em braille são fundamentais para garantir a educação e o acesso à informação de pessoas cegas e com baixa visão. Veja o processo de inclusão em ação!

Assista ao Programa Inclua Mundo

*Inclua Mundo é um programa do Canal Papo de Mãe produzido pela ONG Nosso olhar

Inclua MundoInclusãoVídeos