Papo de Mãe
» INCLUA MUNDO

Laramara: 30 anos transformando a vida de pessoas com deficiência visual

O amor pela filha deu origem à história do casal que fundou a instituição que já atendeu mais de 13 mil famílias de pessoas com deficiência visual

Redação Papo de Mãe Publicado em 04/06/2021, às 10h46

Programa Inclua Mundo, no Canal Papo de Mãe
Programa Inclua Mundo, no Canal Papo de Mãe

O nascimento de um filho traz um novo sentido à vida dos pais. Com ele nasce também um mundo de descobertas, aprendizados e experiências. Quando essa criança nasce com deficiência o desafio não é diferente, apenas muda o processo.

O primeiro passo é entender a condição e o que ela traz junto, depois vem o objetivo de construir possibilidades para um desenvolvimento com acesso a tudo que toda criança tem direito, como a educação inclusiva e a igualdade nas oportunidades.

Veja também

O Programa Inclua Mundo, que vai ao ar quinzenalmente no Canal Papo de Mãe no Youtube, mostra nesta edição a história dos pais que há 30 anos transformam o amor que sentem pela filha em um trabalho respeitado: uma referência quando se fala em deficiência visual. Juntos esses pais fundaram a Laramara, uma instituição que acolhe e atua pelo desenvolvimento de pessoas com deficiência visual.

A Laramara expandiu a sua atuação inicial, que antes era somente para crianças, e hoje atende pessoas de todas as idades. Você vai conhecer histórias de vida de pessoas que passaram por grandes transformações, conquistaram sua independência e autonomia a partir do que aprenderam na Laramara.

Assista aqui a reportagem completa

A vida de Lara, a grande motivação para todo o projeto existir, e de diversas pessoas que também passaram pela instituição, revelam a importância desse poder de mudança de vida. Mais de 13 mil famílias foram beneficiadas pelo trabalho da Laramara.

Mara, Leonardo, Nelma, Rafael e seus filhos Eloysa e Eiddryan, e Cristina: cada uma dessas pessoas teve a vida impactada de forma diferente pela existência deste trabalho, seja de forma pessoal ou profissional. Um projeto pensado para garantir a inclusão, a acessibilidade, a autonomia, a educação, a cultura, a formação para o mercado de trabalho, a assistência oftalmológica e a possibilidade de inserção nos setores da sociedade de forma independente.

Inclua MundoInclusãoVídeos