Papo de Mãe
» SAÚDE INFANTIL

O que é miocardite?

Entenda a miocardite, inflamação no músculo do coração que pode atingir crianças e adolescentes e qual a relação com a Covid-19

Paula Borelli* Publicado em 22/11/2021, às 12h13

Miocardite: diagnóstico precoce é fundamental
Miocardite: diagnóstico precoce é fundamental

A Miocardite é uma inflamação no miocárdio, o músculo do coração. Pode ocorrer por uso de fármacos, doenças autoimunes, exposição a cardiotóxicos e infecções. É a causa mais comum de dilatação e disfunção do coração na infância.

Os casos agudos da doença ocorrem, geralmente, após infecções virais. Uma série de vírus podem causar miocardite: adenovírus, influenza (gripe), vírus sincicial respiratório; enterovírus, ou os vírus responsáveis pela rubéola, catapora e citomegalovirose. Mas o agente mais comum é o Coxsackievirus, também responsável por casos de meningite e amigdalite.

Assista ao Papo de Mãe sobre o coração da criança com síndrome de down

O novo coronavírus também tem sido associado a casos de miocardite na infância e tem gerado preocupação, especialmente, por este público ainda não ser alvo da imunização. É indispensável manter as medidas de segurança possíveis: uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento.

Veja também

A maioria dos casos de miocardite na infância, felizmente, tem uma boa evolução, mas é fundamental buscar o diagnóstico precoce para evitar a evolução para quadros mais persistentes, agravos que podem deixar sequelas ou até mesmo provocar a morte.

Os sinais mais frequentes nas crianças são: fadiga, falta de ar, dor abdominal e febre.
Aos primeiros sinais, é fundamental levar a criança para uma consulta com o pediatra, que poderá solicitar exames como eletrocardiograma, ecocardiograma e ressonância magnética para fechar o diagnóstico e iniciar o quanto antes o tratamento.

paula borelli
A pediatra Paula Borelli

*Dra. Paula C. Borelli Barros, pediatra há 23 anos, com título de especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria, especialista e Nutrição Infantil pela Universidade de Boston e em formação em Homeopatia pela escola francesa CEDH.
Filha de Silvia e Nelson, mãe da Isabella (CRM 86096).

Assista vídeo do canal Papo de Mãe sobre cardiopatia congênita, com a pediatra Ana Laura Kawasaka

ColunistasCriançaSaúde