Papo de Mãe
» COLUNA LOMBAR

O que é escoliose e como tratar

Junho verde: time de especialistas do Hospital Ortopédico AACD fala sobre escoliose. Ela pode ser de nascença ou adquirida ao longo da vida

Vários autores (AACD)* Publicado em 26/06/2021, às 12h34

O Hospital ortopédico AACD
O Hospital ortopédico AACD

Desde 1993 o Hospital Ortopédico AACD é referência no tratamento da escoliose. No Junho Verde, mês de conscientização sobre a doença, nosso time de especialistas se reuniu para falar sobre o assunto.

Quanto antes forem indicados cuidado e tratamento, melhores as chances de uma boa correção, com melhor resultado cirúrgico, menores complicações, melhor recuperação e maiores chances de ganho funcional”.

Por que é importante identificar o quanto antes e iniciar o tratamento da escoliose?
A demora no diagnóstico das escolioses pode dificultar o tratamento precoce efetivo. O diagnóstico tardio pode fazer com que uma deformidade que inicialmente poderia ser tratada de forma não cirúrgica (com coletes, órteses, fisioterapia, etc.) se torne uma deformidade de tratamento exclusivamente cirúrgico.

Veja também

É importante destacar que, mesmo nos casos com indicação de tratamento cirúrgico da escoliose, quanto antes o cuidado e o tratamento forem iniciados melhores as chances de uma boa correção, com melhor resultado cirúrgico, menores complicações, melhor recuperação e maiores chances de ganho funcional.

Infelizmente, em casos de diagnóstico muito tardio e deformidade grave da coluna, pode haver contraindicação para a cirurgia porque os riscos podem superar os benefícios.

No caso de necessidade cirúrgica, qual a recomendação? Como é a recuperação após a cirurgia?


Havendo a necessidade de cirurgia para a correção da escoliose, recomenda-se que esta seja feita por equipe médica experiente em um hospital capacitado e preparado para esse tipo de cirurgia. A estrutura do hospital deve oferecer segurança a todos, especialmente ao paciente e sua família.

A recuperação da cirurgia é individual. Características de cada pessoa fazem com que a recuperação tenha ritmos, necessidades e recomendações particulares. O que se pode afirmar é que a cirurgia para correção de escoliose é cada vez mais segura, precisa e efetiva. Pode-se também dizer que pacientes e famílias ficam em sua maioria extremamente satisfeitos com os resultados cirúrgicos obtidos.

Quais são os tipos de escoliose?


Existem quatro tipos de escoliose

  1. idiopática: de causa desconhecida, que é o tipo mais comum
  2. congênita: que ocorre quando há uma malformação na coluna
  3. sindrômica: em que a pessoa tem uma síndrome e uma das manifestações é o desvio na coluna
  4. neuromuscular: em que o paciente tem um problema neurológico ou muscular que compromete a sustentação do tronco e desenvolve um desvio da coluna

E a escoliose no adulto, como costuma se manifestar?


A escoliose degenerativa, também conhecida como escoliose do adulto ou de início na idade adulta, é uma curvatura lateral da coluna causada pela degeneração das partes móveis da coluna vertebral. Ocorre lentamente com o tempo, a medida em que a pessoa envelhece. É bastante diferente da escoliose padrão de início na adolescência, mas não menos importante, pois pode causar dor e incapacidade funcional progressivas quando não diagnosticada e tratada adequadamente.

O processo pode ser acelerado por algumas patologias, como doença de Parkinson, fraturas vertebrais causadas por osteopenia/osteoporose avançadas ou mesmo secundárias a tumores vertebrais primários ou metastáticos.

Em geral, causa desconfortos como dor na coluna lombar baixa, com ou sem irradiação para glúteos e face posterior da coxa e da perna, além de formigamento, dormência e câimbra em membros inferiores.

Como as escolioses são identificadas?

O diagnóstico é realizado por exames físicos e de imagem diagnósticos. Podemos destacar entre os exames complementares a radiografia de toda a coluna, conhecida como RX panorâmico da coluna ou RX de coluna total.
*Dr. Alexandre Fogaça Cristante, Dr. Alexander Junqueira Rossato, Dr. Maurício Coelho Lima, Dr. Olavo Biraghi Letaif, Dr. Paulo Tadeu Maia Cavali e Dr. Raphael Martus Marcon, médicos do Hospital Ortopédico AACD especialistas no tratamento da escoliose

Assista ao Papo de Mãe sobre problemas na coluna em crianças e adolescentes

Colunistas