Papo de Mãe
» DEDICAÇÃO

Outubro mês dos professores. O que temos para comemorar?

O professor Fábio Aparecido fala da falta de apoio aos professores, inclusive durante a pandemia

Por Professor Fábio Aparecido* Publicado em 15/10/2021, às 08h17

Falta de apoio aos professores
Falta de apoio aos professores

Todos os anos, no mês de outubro, especificamente no dia 15, comemoramos o dia dos professores.

Muitos são os parabéns neste dia, mensagens de vários tipos e formatos elogiando os professores, porém o que acontece no restante dos dias do ano.

Após esta data comemorativa tudo volta a normalidade, questionamentos sobre menções, avaliações, recuperações, questionamentos sobre metodologia de ensino, etc.

Vejo que muitas são as opiniões, sugestões, indagações, questionamentos de pessoas que não são formadas em licenciatura ou pedagogia e também que nunca pisaram no chão de uma sala de aula e detalhe, sala que dependendo do sistema de ensino tem por volta de 30, 40 e muitas vezes 50 alunos dentro do mesmo espaço.

Assista ao Papo de Mãe sobre o papel do professor na educação infantil. 

Além disso, muitos dos nossos governantes nas suas diferentes esferas e momento algum ressaltam os seus professores e muito menos criam benefícios na atividade do magistério, seja no salário, gratificações ou até mesmo no vale-refeição.

Vou aproveitar e citar o momento de pandemia que o nosso país começou o ano passado, professores de uma hora para outra tiveram que mudar totalmente suas metodologias, fazer rápidas capacitações, correr para adquirir materiais tecnológicos com recurso próprio para ensinar os seus alunos nas aulas on-line e ,pelo menos que percebi, poucos foram os elogios e manifestações de agradecimento.

E sem contar que muitas foram as reclamações por parte da sociedade no trabalho dos professores nas aulas on-line, esquecendo que ninguém estava preparado para este tipo de situação.

Veja também: 

Voltando ao tema principal, penso que numa sociedade onde não se valoriza o professor, infelizmente tende ao fracasso e a submissão.

Aproveito este momento e parabenizo todos os professores e profissionais da educação, vocês são os melhores e são muito persistentes procurando o melhor para os seus alunos, lógico, cada um dentro das suas condições de trabalho.

Meu muito obrigado a todos os professores e profissionais da educação!

Não esqueça de colocar o seu depoimento aqui, ele é muito importante para nós e aproveite deixe uma sugestão de tema para os próximos artigos.

“Um abraço e sucesso nos seus desafios!”

*Professor Fábio Aparecido  é fundador da página “Projetos de Matemática”  é licenciado, bacharel, especialista em Matemática, professor do Centro Paula Souza e na SEDUC-SP. Seus projetos foram mencionados  pelo MEC(Ministério da Educação) por 3 anos.

Instagram @prof.fabioaparecido

ColunistasProf. Fábio AparecidoNotíciasPandemia