Papo de Mãe
» ARTE E PANDEMIA

Podcast: Arte contemporânea para crianças na pandemia

Renata Sant'Anna, educadora do MAC USP,  fala sobre arte contemporânea para crianças na pandemia. Como despertar o interesse delas? Descubra opções virtuais para se divertir em casa

Redação Papo de Mãe Publicado em 30/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h26

Ouça à entrevista com Renata Sant’Anna sobre arte e crianças na pandemia
Ouça à entrevista com Renata Sant’Anna sobre arte e crianças na pandemia

Os museus também tiveram que se reinventar durante a pandemia. Com as portas fechadas, o MAC (Museu de Arte Contemporânea da USP) procurou manter atividades educativas para estudantes promovendo visitas virtuais para crianças.

MAC USP
MAC USP

Em entrevista ao Papo de Mãe, a educadora do MAC USP, Renata Sant’Anna, explica que esta foi uma maneira de manter a criançada conectada às artes, apesar do isolamento social. Renata é também escritora, autora de livros de arte para crianças e professores.

Veja também:

A educadora conta que o museu já tinha vários programas voltados para as crianças, que incluem contação de história da arte. “Quando as visitas eram presenciais, os encontros aconteciam mensalmente aos sábados com leitura, visita e atividade prática no atelier do museu. Com a pandemia, todos os educadores de museus tiveram que rever projetos e transpor para o ambiente virtual”, analisa Renata. Ela passou a gravar vídeos narrando as histórias e selecionando obras do museu para mostrar. No final dos vídeos, ela dá orientações e dicas para atividades que as famílias podem fazer em casa.

Os vídeos estão disponíveis nas redes e site do museu, além do acervo on-line que está à disposição no site. Os passeios virtuais também estimulam muito debate e conversas em família. Renata disse que uma das obras de arte, por exemplo, gera uma conversa entre adolescentes sobre violência doméstica.

Crianças no MAC USP, quando a visitação estava aberta
Crianças no MAC USP, quando a visitação estava aberta
Crianças no MAC USP, quando a visitação estava aberta
Crianças no MAC USP, quando a visitação estava aberta

Inclusão e Arte

Segundo Renata Sant’Anna, os museus do Brasil, em geral, estão mobilizados para receber bem pessoas com deficiência. E este foi um desafio para o formato virtual: a acessibilidade. Assim, os vídeos têm legendas e libras também.

Dicas de leitura

Autora de diversos livros sobre artes para crianças, Renata sugere alguns de sua autoria que podem promover atividades para as crianças. Alguns deles são:

  • Ora Arte, Ora Parte, Panda Books.
  • Saber e Ensinar Arte Contemporânea, Panda Books.
  • Para Comer com os Olhos, Panda Books.

Para assistir a um dos vídeos de Renata para o MAC USP clique aqui.

@mac_usp

@renatasantannagp

@arteaprimeiravista

Ouça aqui o podcast sobre arte contemporânea para crianças na pandemia

Assista ao vídeo da entrevista e se inscreva no Canal Papo de Mãe:

DiversãoEducaçãoOLA PodcastsPandemiaPodcastCriança