Papo de Mãe
» VENTILAR

Portas: a importância de abrir caminhos

O ator e escritor Vinicius Campos cita o novo álbum de Marisa Monte, "Portas", para falar sobre a educação dos nossos filhos. "Todas dão em algum lugar. Não tem que ser uma única "

Vinicius Campos* Publicado em 09/07/2021, às 10h35

Marisa Monte lança o álbum "Portas"
Marisa Monte lança o álbum "Portas"

Semana passada, na pós-graduação em Pedagogias que estou fazendo, a professora comentou durante a aula: é como diz aquela canção da Marisa, e cantou um trechinho. A frase disparou milhares de conexões em meu cérebro, foram alguns segundos procurando aquela melodia no repertório de minha cantora favorita. Percorri todo seu repertório que conheço de memória e nada.

Desculpa, interromper, profe, você disse música da Marisa? Qual?

Portas. Do cd novo, Vini.

Cd novo? What?!?!?!

Google. Ok, a aula era importante, mas uma janela a mais na tela do computador não faria mal a ninguém. Em segundos estava no novo álbum da maravilhosa e única Marisa.

Chegou a hora do intervalo.

Play. 

Minha cabeça explodiu! Embalado pela melodia e a voz cristalina, fui lendo a letra na tela do computador. E estava tudo ali. Como um resumo de tanta coisa, a síntese perfeita de muito do que penso e acredito, que muito tem a ver com educação, com paternar, maternar, com amar.

Veja também: 

Qual é a melhor

Não importa qual

Não é tudo igual

Mas todas dão em algum lugar

E não tem que ser uma única

Todas servem pra sair ou para entrar

É melhor abrir para ventilar

Esse corredor

E não é isso que nossos filhos são? Que somos nós? Pessoas num corredor com infinitas portas? Não sabemos qual eles escolherão, e não importa qual, nosso papel é acompanhá-los, ser um guia que vai mostrando possibilidades. Com a tranquilidade de quem sabe que nenhuma porta é definitiva, ou talvez sim, mas que em todas é possível entrar e também sair e que todas levam a algum lugar.

Educar é ventilar sem a falsa ideia de que se pode controlar, sem a injusta pressão de acreditar que para que eles sejam felizes devem ir por essa ou aquela porta. 

Porém como ser um guia que os estimule, que mostre um mundo novo cheio de opções se estamos fechados num quarto sem janelas?

Sei que a vida pode ser complicada, que às vezes é difícil, o trabalho, as contas, as preocupações, mas nada tem sentido, nada pode acontecer, se a nossa chama se apagou, se temos a sensação que todas as portas já foram abertas, ou se nos falta coragem para abrir novas portas.

Então, nega, ou nego, fecha esse texto aqui, procure a canção "Portas", e escute Marisa Monte, uma, duas, três, mil vezes, e saia pela vida descobrindo e abrindo novas portas. Procure aquilo que te apaixone, que acenda novamente tua chama, e tenha certeza que seus filhos, e você, e todos a seu redor, vão sentir a diferença.

Marisa Monte, Portas (Clip Oficial) 

Até semana que vem.

*Vinicius Campos, escritor e pai de 3 adolescentes – Colunista do Papo de Mãe.
instagram: @viniciuscamposoficial

Assista ao Papo de Mãe sobre a escola na vida das crianças

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Papo de Mãe. 
ColunistasVinicius CamposEducação